domingo, 28 de setembro de 2008

Mais de 800 advogados são candidatos a prefeito

Do Consultor Jurídico
por Daniel Roncaglia

Dos 15.425 candidatos a prefeito nas eleições deste ano, 810 são advogados e quatro são juízes. Ainda da comunidade jurídica, 597 advogados e três juízes são candidatos a vice-prefeito. Para a Câmara dos Vereadores, 5.444 advogados estão entre os 379.388 candidatos registrados pela Justiça Eleitoral. Já 12 juízes decidiram sair da magistratura para tentar uma vaga nas câmaras municipais. Nenhum dos candidatos declarou que a sua ocupação era de promotor ou procurador de Justiça. Mas sabe-se que há agentes e delegados da Polícia Federal aposentados surfando nas ondas da popularidade da corporação.
Os números do TSE revelam que já não vigora mais a predominância do Direito como curso predileto para legisladores e de quem quer seguir a carreira política. Nestas eleições, há mais médicos candidatos a prefeito do que advogados. Também há mais empresários, comerciantes e agricultores concorrendo ao mesmo cargo. Para o cargo de vereador, há outras ocupações com mais candidatos como professores, servidores públicos, estudantes e motoristas.
Nas seis principais capitais do país — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife —, há seis advogados que são candidatos a prefeito. Em Salvador, o favorito nas pesquisas é ACM Neto (DEM), que é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia. No Rio, são três candidatos que cursaram a faculdade de Direito — Eduardo Paes (PMDB), Alessandro Molon (PT) e Vinicius Cordeiro (PT do B). Em Belo Horizonte, Gustavo Valadares (DEM) é o representante da comunidade jurídica, enquanto em Recife, o nome é Carlos Eduardo Cintra da Costa Pereira (PMDB).
Dos quatro ex-juízes que concorrem a um cargo de prefeito, o mais conhecido é o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), que disputa a Prefeitura de São Luis, capital do Maranhão. Considerado um dos mais influentes parlamentares, Dino saiu do Judiciário em 2006 para se candidatar. Antes da carreira política, ele foi presidente da Associação Nacional dos Juízes (Ajufe) e secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça.

Mais aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

e quantos pastores evangelicos sao candidatos? deve ser um numero bem maior.

Poster disse...

Boa pergunta, Vladimir.
Quantos são os candidaots evangélicos.
Se você souber, pode informar pra cá.
Abs.