segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Polícia civil realiza 10º Círio de Nazaré

No AMAZÔNIA:

A Polícia Civil do Pará realizou, ontem em Belém, o Círio em louvor à Nossa Senhora de Nazaré. A programação iniciou com a celebração de uma missa ministrada pelo padre Silvio Jacques, pároco da Basílica Santuário de Nazaré, numa capela erguida no bloco B da Delegacia-Geral, na avenida Magalhães Barata, bairro de Nazaré. Após o ato litúrgico, os servidores e a comunidade saíram em procissão até a Basílica. A romaria ganhou apoio da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) e várias viaturas e motos, que orientaram o trânsito durante a caminhada. Este foi o décimo Círio realizado pelos policiais paraenses. O representante da Corregedoria da PC, major Seabra, disse que a renovação da fé é muito importante para todos. 'É um momento onde me sinto engrandecido. É sempre importante estar mais próximo de Deus e da Virgem de Nazaré', disse.
Durante a procissão, a comunidade fez várias demonstração de fé. Até mesmo quem não é devoto de Nossa Senhora de Nazaré participou da programação religiosa. Carlos Freitas, subtenente da PC, informou que, mesmo não sendo católico, admira a iniciativa da procissão. 'Me sinto bem quando estou aqui. É um trabalho que faço há 23 anos e sempre com muito profissionalismo', disse.
A dona-de-casa Regina Amaral, esposa de um policial, disse que estava muito feliz com a procissão. Ela considera o Círio da Polícia Civil algo muito importante para manter a paz da cidade. 'Associações, comunidades, bairros, todos deveriam fazer esse tipo de procissão. Só com Deus e Nossa Senhora de Nazaré a violência na cidade irá acabar', ressaltou.
O pedreiro Bernardo Coelho disse que toda a comunidade deveria acompanhar a procissão. Ele, que soube do eventro através do cunhado, contou que já recebeu muitas bênçãos e graças de Nossa Senhora de Nazaré. 'Ela é minha padroeira. Por esse motivo, sempre prestigio os policiais civis', informou o pedreiro.
Filhos de policiais e de pessoas da comunidade estiveram no carro dos anjos. Além disso, um trio elétrico e a banda da Polícia Civil ficaram responsáveis pela música e animação das orações. O Círio da Polícia Civil já faz parte do calendário oficial de homenagens à Virgem de Nazaré há dez anos.

Nenhum comentário: