terça-feira, 30 de setembro de 2008

Debates entre candidatos sem avaliação

Leitores voltam a perguntar se o blog não vai avaliar o debate de domingo passado, na TV Record, entre candidatos a prefeito de Belém.
Não. Infelizmente, não vai.
Nem o de domingo, nem o de hoje à noite, programado para o SBT e com participação de todos os candidatos, segundo a agenda distribuída pelas assessorias de todos eles.No domingo à noite, justamente no horário do debate na Record, o pessoal aqui da redação estava no fechamento de jornal em outra redação. E jornalistas há, sim, que trabalham aos domingos, vocês sabem.
Da mesma forma, hoje à noite, no horário do debate no SBT, o blog estará em pausa, mas a redação com páginas por fechar, não. Jornais em horário de fechamento não permitem concentração em outra coisa que não seja nas páginas que precisam ser fechadas. As televisões ficam ligadas, mas não permite que nos concentremos no debate.
Infelizmente, aliás, o tempo para assistir aos programas eleitorais tem sido praticamente nenhum. Apenas aos sábados e domingos é que a editoria de Política - enorme, vale dizer - aqui do Espaço Aberto encontra algum tempo para fazer isso.
Mesmo que não possa avaliar os debates, no entanto, o blog sempre estará aberto para avaliações de leitores, inclusive e sobretudo os Anônimos. E as críticas, como todos sabem, também podem ser feitas. Se não desancarem os candidados até a oitava geração anterior, vão direto para as caixinhas e eventualmente poderão estar até aqui na ribalta.Sem qualquer problema.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quer saber mesmo de uma coisa, caro post?
Você não está perdendo nada.
Primeiro porque o debate se vulgarizou; há tantos debates quanto o número de candidatos. Podem dizer ah, mas é bom para a democracia, para o povo conhecer melhor os candidatos; pura balela, conversa fiada.
Não se vê nenhum debate de idéias, tampouco nenhuma idéia nova.
Tudo de uma mesmice que dá sono!
Podemos resumir em poucas linhas os planos e projetos, se não vejamos:
- a guarda municipal vai virar "puliça" (tem até um candidato que promete ronda 24h em carros com celular em todos os bairros!!!);
- a cidade vai virar um BigBrother tantas serão as câmeras a fiscalizar ( a polícia vai assistir os bandidos em ação, ao vivo em tempo real sem poder fazer nada);
- teremos escolas de montão e vagas de sobra (sobre a QUALIDADE DO ENSINO nada se fala.);
- prometem a construção de tantos Pronto-socorros que os plantonistas ficarão entediados sem ter o que fazer com o monte de leitos disponíveis! (sobre melhores salários e qualificação de profissionais da saúde nada nada);
- transporte urbano e trânsito...enrolam, enrolam...e nada de concreto para, pelo menos, diminuir a balbúrdia e o caos em que se encontra a cidade.
Pronto, é mais ou menos isso, "seu" Espaço Aberto, o grande debate de idéias e projetos que temos assistido; tudo igual e repetido.
O tempo restante dos debates tem sido consumido para ataques pessoais; falta de educação; desrespeito a família dos outros; galhofas;ranços ideológicos poeirentos; acusações gratuitas e baixarias em geral.
Pra que mais debates? todo mundo já sabe a mediocridade que nos oferecem.

Poster disse...

Veja só, "Seu" Anônimo.
Pra quê o "seu" Espaço Aberto vai se preocupar em ver programas para analisar depois, se leitores como você fazem isso de graça?
De graça e com graça - ressalte-se.
Vamos levar seu comentário à ribalta, no final da manhã de hoje.
Abs.

Anônimo disse...

Nem a propósito: o debate de ontem, no Sbt parecia replay dos anteriores.
Mesmices e mais mesmices.
Salvou-se, ao final, o candidato-delegado que disse:
-" tá vendo, só se preocupam com picuinhas, fofocas e baixarias, nada de debater idéias"!
Mandou muito bem!
Não perca seu sono, caro poster.

Anna disse...

Mesmice, mesmice, não foi, não.

Foi bonito ver o Jordy chamando às responsabilidades, confrontando dados, possibilidades orçamentárias com as promessas dos "candidatos fortes" e, já nos minutos finais, desafiando maravilhosamente o candidato-prefeito a falar a verdade.

Foi bonito ver até o desabafo do João Morais sobre a quantidade de bandeirolas nas ruas (algumas perguntinhas: já repararam na cara de "tragédia" das senhoras que empunham as bandeiras? Elas lhes parecessem minimamente comprometidas com alguma "bandeira"? Será que ainda "cola" comprar gente dessa forma?), sobre as campanhas milionárias esmagando os "candidatos fracos".

E foi triste constatar que "forte" e "fraco" são, então, atributos do dinheiro e não da ideologia.