quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um mergulho no canal

No AMAZÔNIA:

O assaltante Marcos de Souza, 21 anos, conhecido no bairro da Cidade Velha como 'Neguinho' ou 'Caveirinha', foi salvo por bombeiros depois de se jogar no canal da Almirante Tamandaré para escapar de um linchamento. Por volta das 17 horas, ele anunciou um assalto ao motorista de um Honda Civic, na área da avenida Almirante Tamandaré com a rua Carlos de Carvalho, às proximidades do canal da via principal. O assalto foi impedido por testemunhas que perceberam quando Marcos se aproximou do veículo e, então, vendo que ele não estava armado, cercaram o assaltante e passaram a agredí-lo. Para escapar de ser linchado em via pública, Marcos pulou no canal da Tamandaré, e entrou em uma tubulação no local, mas acabou sendo preso pela polícia. O assaltante inalou gases tóxicos e teve de ser levado às pressas para o Pronto-Socorro Municipal da travessa 14 de Março.
Toda a ação aconteceu por volta das 17 horas, como informou o comandante da 6ª Zona de Policiamento, capitão PM Vicente Neto, que coordenou a prisão do assaltante. 'Ele passou uma hora dentro da tubulação do canal, e, depois, passou mal, além de ter sido lesionado (durante a tentativa de linchamento) ', contou o capitão Vicente. Tão logo escapou de ser assaltado, o condutor do Honda Civic tratou de deixar o local.
Escondido na tubulação da Almirante Tamandaré, Marcos de Souza escutou os gritos de revolta dos populares nas muretas, num indicativo de que a situação do assaltante se complicaria ainda mais caso ele resolvesse sair do canal. Marcos chegou a percorrer cerca de 70 metros na tubulação até o desfecho do caso: ele foi resgatado por uma guarnição do Corpo de Bombeiros, porque estava intoxicado ao ser retirado do canal, repleto de material em decomposição e exalando mau cheiro. O assaltante permanecia até ontem à noite no HPSM da 14 de Março. O caso foi registrado na Seccional Urbana do Comércio.
Resgate - A chegada dos policiais militares e dos bombeiros ao trecho do canal onde se encontrava o assaltante tentando fugir do cerco popular chamou a atenção de moradores da avenida Almirante Tamandaré e arredores. A guarnição dos bombeiros foi comandada pelo tenente Jairo Oliveira, em uma viatura de salvamento, e atuou em conjunto com os policiais. O tenente Jairo informou que a intoxicação de Marcos de Souza se deu pelo contato prolongado que o homem teve com gases provenientes da decomposição de material orgânico no interior do canal. Com máscaras respiratórias específicas para esse tipo de serviço, o cabo Nailson Lobo e o soldado Alan dos Santos, com apoio do soldado Cruz Farias, ingressaram na tubulação e passaram a procurar por Marcos de Souza, que havia percorrido cerca de 70 metros do interior da tubulação.
Quando encontraram o assaltante, os bombeiros precisaram convencê-lo a se entregar, explicando que ele corria risco de morte diante do material tóxico a que estava exposto. Em princípio, o acusado concordou , mas no caminho, ao ouvir os gritos das pessoas na mureta, chegou a voltar para o ponto da tubulação onde foi encontrado. Os bombeiros, após refazer o estoque de ar de um dos cilindros, tiveram que retomar as negociações com o homem até novamente convencê-lo a sair da tubulação. O assaltante, intoxicado, foi içado pelos bombeiros, e levado para o HPSM da 14 de Março.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse malandrão literalmente entrou pelo cano!