sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Jornal Brasil Econômico chega às bancas

Do Comunique-se

O Jornal Brasil Econômico, publicação da empresa portuguesa Ongoing, foi lançado nesta quinta-feira (08/10), em São Paulo, em um almoço com executivos. Com tiragem de 50 mil exemplares, de segunda a sábado, o veículo chegou às bancas para concorrer com o principal jornal de economia do País, o Valor Econômico.
O gancho da campanha publicitária do diário, que deverá ser veiculada a partir dos próximos dias, é a abertura de um novo ponto de vista. “Você não pode depender de uma opinião só”, é o mote da campanha. O slogan do jornal é focado na confiabilidade. “Credibilidade para quem faz, credibilidade para quem lê”.
Antes no lançamento, na noite desta quarta-feira (07/10), o presidente do Grupo Ongoing, Nuno Vasconcellos, entregou um exemplar do Brasil Econômico ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Um novo jornal significa o compromisso de seus idealizadores com a sociedade e com a democracia”.
Um dos maiores investimentos do veículo é em novas plataformas. Além do site do jornal, a empresa promete difundir seus conteúdos em TV Corporativa, celulares e "info points" (monitores de plasma colocados em pontos de grande circulação). Além disso, a empresa lança um suplemento mensal, o Fora de Série, que traz entrevistas e reportagens com pessoas que contribuem em vários setores da sociedade.

Equipe
A redação do Brasil Econômico é dirigida por Ricardo Galuppo, e tem Dárcio Oliveira, como diretor-adjunto; e Costábile Nicoletta, Cristiane Barbieri, Thais Costa e Fred Melo Paiva como editores-executivos. A redação conta com uma equipe de 70 profissionais.
“O jornal irá cobrir todas as áreas de informação, mas sempre da perspectiva da economia e dos negócios. Assim incluirá arte, informação de macro economia, política, finanças, sustentabilidade, sociedade, arte, consumo, esporte e cultura”, afirmou Galuppo. O jornal também tem como estratégia a aposta na parceria com países de língua portuguesa, para a geração de contéudos de interesse entre os países lusófonos.

Valor do investimento não é divulgado
O valor do investimento para a criação do veículo não foi divulgado pela empresa. O lançamento do jornal no Brasil já fazia parte dos planos do Grupo Ongoing, que já publica o Diário Económico em Portugal, mas a chegada do veículo ao País foi acelerada pelo espaço deixado pela Gazeta Mercantil, extinta em maio.
O novo empreendimento foi possível pela divisão de investimentos, 30% do Grupo Ongoing e 70% da família Mascarenhas Vasconcellos, que possui nacionalidade luso-brasileira, o que permitiu o negócio, já que a legislação do Brasil estabelece o limite máximo de 30% de capital estrangeiro em veículos de comunicação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lula lendo jornal?

Ah! Por isso a foto foi manchete do novo jornal!

Esse jornal, PB, não pertence ao PIG - Partido da Imprensa Governista?

Tá com cara...

Anônimo disse...

Será que ele tanmbém não sabe da notícia abaixo publicada na folha on-line?



Domingo na Folha: Grampos revelam ação de filho de Sarney no governo
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da Folha Online

Conversas gravadas pela Polícia Federal revelam que Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), controla a agenda do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A revelação está em reportagem da Folha deste domingo, já nas bancas.

Os repórteres Hudson Corrêa, Andréa Michael e Andreza Matais informam que, nos diálogos, Fernando e o ex-ministro Silas Rondeau (Minas e Energia), aliado da família Sarney, ditam compromissos para Lobão ou para seus assessores. Também marcam e cancelam reuniões do ministro sem avisá-lo previamente.

Segundo a PF, as conversas configuram tráfico de influência, informa a Folha.

Lobão disse que não há interferência. José Sarney e seu filho não quiseram comentar.