terça-feira, 13 de outubro de 2009

Encontro de emocão e de fé

No AMAZÔNIA:

A padroeira do Brasil e a padroeira da Amazônia juntas, em um encontro marcado pela fé e emoção. Ontem, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Pedreira, para saudar o dia dedicado à santa protetora do país.
O pároco de Aparecida, padre José Antônio da Paixão Silva, informou que a devoção à padroeira dos brasileiros no bairro completou 70 anos em 2009. O padre Sílvio Jaques, da Basílica Santuário, foi quem conduziu a imagem da Virgem de Nazaré.
O tema da festividade deste ano foi 'Amor que tudo alcança. Maria Aparecida, caminho para a paz'. Tradicional, a programação começou no último dia 1º, foi encerrada ontem e teve como ponto alto o encontro entre as duas imagens, às 11 horas, seguido de louvor, orações, uma homenagem da cantora Fafá de Belém cantando Ave-Maria, e missa celebrada pelo administrador diocesano, monsenhor Raimundo Possidônio da Mata.
Padre José Antônio declarou que o encontro das duas imagens tem como significado o 'despertar da unidade no povo para construção de um mundo novo', recomendação, segundo ele, do próprio papa Bento XVI. Na avaliação do padre Sílvio Jaques, a reunião das duas imagens é 'a valorização das duas festas, num encontro que reanima a fé e se encaixa na cultura do povo paraense'. O monsenhor Raimundo Possidônio disse que o encontro deve ser compreendido como a unidade de Maria. Embora com várias denominações, Nossa Senhora é apenas uma, mãe de Jesus e mãe de todo o povo brasileiro.
A cantora Fafá de Belém cantou pela terceira vez na paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Em 2008, ela esteve na cidade de Aparecida, em São Paulo, e não pôde cantar em Belém na festa da padroeira do Brasil. 'Tenho uma relação forte com Nossa Senhora. Meu pai, aos 7 anos, teve tifo (febre tifóide) e naquele tempo não havia cura. Ele prometeu à Maria que se ficasse bom, homenagearia Nossa Senhora de Fátima em sua filha mais velha, que sou eu', contou.
Além da devoção herdada do pai, Fafá também crê firmemente que cantar para Nazaré ou Aparecida é uma missão da qual não poderá tão cedo negociar, muito menos abdicar. 'Fui escolhida pelo Vaticano para cantar à Nossa Senhora', reforçou. A cantora ficará em Belém até a próxima sexta-feira, 16, faz show no Ceará no sábado, 17, e no domingo participa do Círio de Marabá, no sudeste do Estado. 'Será a minha primeira vez', disse, entusiasmada.
Ontem à tarde, a programação seguiu com a despedida da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que voltou para a Basílica Santuário, às 16 horas. Houve missa às 18h30 e, logo após, a já tradicional procissão das velas nas principais ruas da Pedreira. No encerramento, o próprio pároco José Antônio comandou um show católico na quadra da igreja.

Nenhum comentário: