terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atendimentos caem no HPSM

No AMAZÔNIA:

Em comparação ao ano passado, o número de atendimentos realizados no Hospital de Pronto Socorro Mário Pinotti (travessa 14 de Março), durante o sábado que antecedeu o Círio, o dia da procissão e a primeira manhã após a romaria, caiu cerca de 34%. A informação foi divulgada ontem pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Os números referem-se aos atendimentos realizados até as 10 horas de ontem. Segundo o balanço, foram 730 atendimentos e 9 mortes no HPSM.
O número de atendimentos no Círio de Nazaré envolvendo todos os prontos-socorros da capital e as remoções e transferências feitas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) só serão revelados hoje. No Círio de 2008, 1.102 atendimentos foram feitos no Mário Pinotti. As maiores ocorrências registradas foram desmaios, hipoglicemia e pequenos ferimentos, as mesmas em 2008 e 2009.
O secretário municipal de Saúde Antonio Vinagre atribui a redução do número de atendimentos no HPSM da 14 de Março à parceria estabelecida com a Secretaria Estado de Saúde do Pará (Sespa), Defesa Civil, Cruz Vermelha e hospitais particulares. 'No início de outubro afirmamos que, na área da saúde, o Círio 2009 seria mais tranqüilo em relação ao anterior. E graças ao trabalho integrado da Sesma foi possível garantir o que foi dito', declarou.
Os trabalhos direcionados ao atendimento à saúde foram organizados pela Sesma em parceria com a Cruz Vermelha, a Defesa Civil Municipal e Estadual, as Forças Armadas, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e a Unimed Belém. Ao total, 22 mil pessoas estiveram envolvidas com suporte e atendimento médico nas procissões e durante a festividade.
A técnica do Departamento de Urgência e Emergência (Deue) da Sesma, Regina Maroja, declarou que o movimento nos postos de saúde montados durante o Círio de Nazaré foi o esperado. 'Os postos estavam com profissionais realizando o primeiro atendimento e dependendo da necessidade de cada caso, os pacientes eram encaminhados para os hospitais de retaguarda como Pronto Socorro Municipal da 14 de Março e Guamá', explicou Maroja.
Desmaios, variações da tensão arterial e contusões leves foram os casos mais comuns, segundo Regina Maroja. Em média foram realizados 100 atendimentos em cada posto fixo de atendimento aos romeiros. Alguns casos graves foram atendidos nos postos.
No sábado, o Samu também registrou casos de maior complexidade. Em um deles, a vítima perdeu parte da mão esquerda ao soltar fogos de artíficios. Segundo a coordenadora do Samu no Círio 2009, Giana Cláudia, o homem estava alcoolizado. O outro atendimento foi no início da manhã quando parte do portão que protege o altar da Praça Santuário caiu sobre o decorador Nivaldo Vale. 'Os profissionais da ambulância que estavam de retaguarda na Praça Santuário socorreram o decorador e o levaram para a Unimed', relatou Giana Cláudia.

Nenhum comentário: