quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Diretoria da Festa faz apresentação do manto

No AMAZÔNIA:

A Diretoria da Festa de Nazaré faz hoje, ao final da missa das 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, em cerimônia aberta ao público, a apresentação do manto que será usado pela imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante as procissões deste ano. Estarão presentes o administrador diocesano, Raimundo Possidônio, que presidirá a missa, os membros da diretoria, os patrocinadores oficiais e apoiadores da Festa, e o público em geral.
O manto que a imagem da Santa usa no Círio é um dos símbolos mais aguardados pelo povo, pois é a roupa exclusiva de Nossa Senhora de Nazaré para a festividade. Todos os anos, um manto diferente é confeccionado para ser usado pela imagem desde o Traslado para Ananindeua (primeira procissão da Festividade), na sexta-feira, 9 de outubro. Os detalhes sobre o manto são guardados a sete chaves pela Diretoria da Festa de Nazaré para que o dia da apresentação seja um momento especial.
Os responsáveis pelo desenho e confecção do manto sempre são escolhidos pelo casal coordenador da Festa de Nazaré e doam o seu trabalho.
Após a apresentação do manto, o público presente poderá conferir o excelente som da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, na Concha Acústica da Praça Santuário.

Confira quem confeccionou os mantos

* 1992 e 1993: Como Esther Paes estava doente, os mantos foram preparados por Maizé Siqueira.
* 1994, 1995 e 1996: Um aluno de Esther, Paulo e sua esposa Vanessa, fizeram três mantos em bordados no estilo de Esther, com desenhos de Mízar Bonna.
* 1997: O casal Paulo e Vanessa confeccionou o manto, com desenhos do próprio Paulo.
* 1998: Gesoni Pawlick um devoto de Santa Catarina doou um belo manto que saiu na Trasladação. Esse manto mudou o estilo, pois apresentou a arte em miçangas nacaradas e strass que embelezaram mais ainda os mantos de Nossa Senhora.
* 1999: Dilú Fiúza de Melo desenhou e confeccionou o manto.
* 2000: Mariazinha Hundertmark desenhou e confeccionou o manto.
* 2001: Foram confeccionados dois mantos por Jorge Bittencourt. Um com desenho de Mízar Bonna e outro inspiração dele.
* 2002: Foram confeccionados dois mantos por Jorge Bittencourt; ambos os desenhos foram de Mízar Bonna.
* 2003: Enid Almeida confeccionou manto belíssimo, com desenho Mízar Bonna.
* 2004: O manto teve desenho de Mízar Bonna com modificações e confecção de Lele Parah.
* 2005: Vera Morelli confeccionou o manto.
* 2006: Paula Novelino confeccionou o manto.
* 2007: Enid Almeida confeccionou o manto, com desenho de Mízar Bonna. O manto foi baseado na grande Rosácea de vitrais da fachada da Basílica Santuário.
* 2008: Com o tema 'Vida', inspirado na Campanha da Fraternidade 2008, o manto foi confeccionado pela estilista Enid Almeida e desenhado por Mízar Bonna.

Nenhum comentário: