quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Choque no ninho reflete inviabilidade eleitoral

No Blog do Bordalo, sob o título acima:

Só pode ser excesso de certeza de que voltarão ao Palácio dos Despachos o barraco que os tucanos paraenses armaram no gabinete do senador Sérgio Guerra, em Brasília. Com certeza, não leram direito a última pesquisa pública e com credibilidade divulgada no Blog do Vic, onde Jader e Ana Júlia dividem a dianteira e Simão Jatene aparece "na cintura" do levantamento.
A verdade também é que a correria para ver se a presidência local é do senador Flexa ou do deputado Zenaldo não vai se definir tão cedo, porque Sérgio Guerra não tem moral para enquadrar um Estado se sequer consegue selar um acordo entre Serra e Aécio. Só que o desespero de pedir arrego ao senador pernambucano demonstra que essa guerra local não terá fim, para o bem do povo do Pará, que assistirá de camarote seus inimigos se digladiando pelos jornais.
Os problemas são muitos, além da falta de popularidade, claro. Almir Gabriel, aposentado em 2006, apesar dele não ter ainda consciência disso, está disposto até a se inscrever nas prévias internas para constranger Simão Jatene. O PSDB também se divide se quer ou não aliança com Jader e vai observando, com um número reduzidíssimo de prefeitos, com deputados dissidentes e desfiliações em massa, o PT e o Governo costurarem uma ampla aliança.
É também certo, apesar dos discursos negando o óbvio, que, vença quem vencer, a facção derrotada boicotará a outra. Esse é o ingrediente que vai aprofundar o conflito interno deles: saber que estão dia a dia perdendo a viabilidade eleitoral.
Mas, o principal problema, leitores, é que eles não têm projeto para o Estado do Pará, a não ser duas ou três obras turísticas feitas no passado, foram rejeitados nas urnas em 2006 com um candidato que consideravam (e pensavam que povo também) um mito, continuam em baixa com a população e estão completamente desbaratinados, mas arrogantes que são, a exemplo dos seus congêneres nacionais, acham que definirão a eleição na base do carisma. Ledo engano. Quando a campanha começar e os números e nomes das realizações do Governo Popular começarem a tomar o domínio público, a derrota os abaterá novamente, porque terão de enfrentar o que não possuem: comparativo das gestões, idéias e propostas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Tucanos fazem avaliações erradas
Os tucanos vivem essa guerra de nervos porque dia após dia percebem que suas fórmulas não funcionam mais. Não é à toa que decidiram parar de atacar o Bolsa-Família e o Pré Sal em reunião de Executiva Nacional do PSDB. Não sabem o que fazem quando ninguém mais dá a mínima para as bobagens do Reinaldo Azevedo, Jabor, editoriais da Folha e Estadão, Lúcia Hípólito, as charges do Caruso e tudo que antes era tido como "formador de opinião".

No Pará, comemoram a taxa de rejeição da governadora fazendo uma análise errada: não se trata de conhecer e não gostar, mas o índice, neste caso, equivale ao desconhecimento acerca das ações de governo, problema que detectamos e estamos superando. Dando nomes e números às nossas realizações, esse percentual baixará rapidamente, principalmente após início da campanha eleitoral.

Imaginam que, com é praxe, Jáder decidirá a eleição e que o faria nos termos de 2002 por causa dos conflitos de governabilidade. Aqui são vários erros. O primeiro é que a aliança que estamos costurando para além do PMDB equivale à força desse partido, o que não torna mais os peemedebistas os fiés da balança. O segundo é que Jáder está lulista, opera a aliança nacional para 2010 na qual Michel Temer seria o vice de Dilma. Então, ainda que com os conflitos, é mais fácil o PMDB apoiar o PT no segundo turno paraense do que os tucanos. Sem contar que nada, absolutamente nada, assegura que o PSDB estará no segundo tempo das eleições estaduais, basta lembrarmos do desastre eleitoral que foi a candidatura da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco para a prefeitura de Belém. Lembremos que na eleição do ano passado, o PSDB também estava rachado e não adiantou nada ter feito as duas ou três obras turísticas, nem o Paulo Chaves como vice. Jáder emplacou Priante no segundo turno e o voto tucano ainda foi disputado pelo deputado Arnaldo Jordy.

Com a força conquistada pelo PMDB, com a canalização do fato de ser da base do governo do presidente Lula, Jáder ou um candidato seu para valer pode sim tirar os tucanos do segundo turno e deixar a disputa entre PT e PMDB. Aí, o PSDB é que se aprofundaria numa gravíssima crise para se sair dessa: ou não apoiar ninguém e se enfraquecer ainda mais, ou perder parte de suas bases anti-Barbalho e ainda, quem sabe, o pior dos mundos para o partido, que seria ver parte dessas mesmas bases migrando para o voto de protesto no PT.

Postado por Deputado Carlos Bordalo www.bordlo13.blogspot.com

agora mexeu com a mãe disse...

É Paulo e olha o que o Bordalada continua falando nessa postagem http://bordalo13.blogspot.com/2009/09/psdb-vai-pagar-de-novo-por-seus.html

"Questões essas que devem aparecer na disputa eleitoral do ano que vem e ajudar e desfechar a eleição em favor da reeleição do nosso projeto seja contra o contraventor e truculento Mário Couto que, sem idéias e propostas, faz fuxico da vida pessoal da governadora, Jatene, que será masacrado pelos Almiristas ou o próprio Gabriel, nosso adversário preferido para tomar a segunda grande cossa da vida dele"


Ah! Agora "mexeu com a mãe"!

Anônimo disse...

De qual estado esse senhor Bordalo está falando, a cerca das "grandes realizações" do governo do Pt?
Se for daqui do Pará...será uma piada.
De péssimo gosto.

Anônimo disse...

É muita pretensão do Bordalo. Não dá realmente nem para comparar os governos tucanos com o que aí está.

Não são obrinhas do passado. Foram grandes obras que mudaram a cara do Pará e melhoraram a vida do povo.

Ana Júlia até agora não disse para que veio. Mas estamos aguardando. Mas vamos esperar sentados...

Anônimo disse...

Muito bem deputado Bordalo, concordo em número, quase gênero e grau com as suas reflexões sobre os Tucanos.
Mas fiquei assustado. Esse negócio de "...os números e nomes das realizações do governo Popular começarem a tomar o domínio público...." é uma ameaça?
A quais números e realizações o senhor se refere? A proposta de lei encaminhada pela Governadora, que está nos EUA com os Shuazenéguer aprendendo sobre meio ambiente, e que enviou projeto a Assembléia Legislativa reduzindo em 90% o número de ex-hansenianos atendidos por pensões pagas pelo Estado?
Ou seriam os números do IDH do Marajó? Quem sabe são os números dos Kit's escolares? Ou Então os números de votos que pretendem contar com a adesão do Dudu a reeleição da Ana Júlia?Afinal de contas, ele se reelegeu com o apoio dos petistas (extra-0ficialmente é claro!!)

Cláudio Teixeira

Anônimo disse...

O deputado Bordalo "tá na dele", é claro. Tem que fazer dessa forma, tapando o sol com peneira.
Pesquisas são pesquisas e nada mais que isso.
Agora, deputado, querer mostrar o governo Ana Julia como positivo, é o fim da picada. Dizer mentiras várias vezes acaba virando verdade no adágio popular, mas o (des)governo Ana Julia só é bom para acomodar interesses políticos pessoais, na base do é dando que se recebe, criado pela tucanagem em tempos idos.
Os tucanos estão em polvorosa e não se acertam mesmo e os petistas tiram proveito disso tudo.
O que não existe hoje, deputado Bordalo, é uma esquerda séria, pois até o senhor está louvando o acerto político Ana Julia-Duciomar.
Pare com brincadeiras de mau gosto.

Bia disse...

Boa tarde, caro Paulo:

as prospecções presentes e futuras do Deputado Bordalo, chamam a atenção quando ele diz “.. Só que o desespero de pedir arrego ao senador pernambucano demonstra que essa guerra local não terá fim...”

Ao que consta, o Senador Sérgio Guerra é presidente nacional do PSDB e é natural a demanda para que intervenha em questões regionais do partido, que afetam a disputa em 2010. É muito mais grave a sanguinolenta guerra fratricida entre a DS e o conjunto do PT no governo. Isso afeta diretamente o estado e seu povo, refém de incompetências e revanches. Gostaria de saber a opinião do Deputado, por exemplo, sobre a gestão e a demissão de Edilza Fontes.

Prossegui a leitura. E, outro desvão, estava aqui: “...é que eles não têm projeto para o Estado do Pará, a não ser duas ou três obras turísticas feitas no passado...”. Foram mais que duas ou três obras turísticas, Deputado, e uma delas é a menina dos olhos de vocês. Dona Pessoa que o confirme. Mas,os tucanos deixaram também algumas obras que não eram turísticas – os cinco hospitais regionais – que acabaram virando, quem sabe, turísticas mesmo, ou auto-explicativas da inépcia atual.

Mas, na verdade, o Deputado começa com o que reconhece e teme: “...Só pode ser excesso de certeza de que voltarão ao Palácio dos Despachos...”

Acho que o Deputado, neste ítem, pode ter razão.

Abração, Paulo.

PTnuncamais disse...

Os tucanos tem certeza da vitória por um raciocínio bem simples: com o governo mais do que desastrado do PT nuncanahistoriadessepaís foi tão fácil ganhar uma eleição no Pará.
O deputado Bordalo tem também que considerar bastante o fato de que aqueeeeela militância petista, que vestia a camisa "de grátis", não existe mais por culpa do próprio partido, que bastou chegar ao poder para ficar igual a todos os outros.
E para não me alongar muito, o Bordalo também "se esquece" que foi o PSDB, com Almir, que botou o Pará no rumo certo, com o equilíbrio das finanças.
Francamente, deputado, pare de delirar.

Anônimo disse...

No www.bordalo13.blogspot.com:

Aproveito hoje para comentar alguns mitos da oposição que se expressaram nas caixinhas de comentários do blog do Espaço Aberto, do jornalista Paulo Bemerguy, a quem agradeço pelo link que fez para a minha postagem sobre a inviabildade eleitoral, cada vez mais crescente, do PSDB ano que vem.
As realizações do nosso governo dão a Ana Júlia a dianteira das pesquisas e ao inimigo histórico dos tucanos, Jáder Barbalho, o empate com ela na liderança. Imagina quando a campanha começar...
Quanto às "grandes obras tucanas que mudaram o Pará", resta a Jatene 14% dos votos e ao Mário Couto, um traço nas intenções de voto,como saldo. Com "todas" elas, os tucanos foram apeados do poder em 2006 e sua candidata à prefeitura de Belém, brigando por votos com Arnaldo Jordy, na quarta posição e fora do segundo turno.
Os nomes e números que tomarão a o domínio público podme sim ser considerados uma ameaça, do ponto de vista da oposição, que despencará ainda mais na popularidade com a publicidade deles.
Quanto aos hansenianos, ninguém pode usar dinheiro público sem prestar contas, o IDH do Marajó é uma pergunta que deve ser feita para os chefes dos 12 anos de PSDB e o números dos Kits Escolares desoneram um quarto da renda familiar de um salário mínimo das famílias de baixa renda, gerando emprego tambem para jovens do Bolsa-Trabalho, que fizeram cursos de qualificação profissional para ter uma oportunidade na vida, ao invés de entregar para grandes empresas privadas a confeção de parte dos uniformes.
Quanto aos acordos com Duciomar, tem gente que se arrepia porque gostaria de ver a Ana Júlia na situação do Jatene, Almir e Couto (pré-candidatos): sem aliados e na rabeira das pesquisas.
A gestão e demissão da Edilza é uma questão da DS, não do PT. É um dilema de quem não tem agenda, nem discurso, nem idéias e propostas e precisa criar factóides.
Os Hospitais Regionais, foram viabilizados pelo PT porque não passavam de concreto armado pela má gestão tucana.
Dispoonibilizarei em meu abinete uma caixa de lenços para uns e outros chorarem suas baixas capacidades de análise de conjuntura quando reafirmam a certeza, baseada na mais pura torcida e achologia, de que os tucanos voltarão em 2010.
E quanto às finanças, esse estado foi nos passado falido e sem a menor capacidade de investimentos, com obras turísticas, repito, duas ou três, só na capital, com o serviço público destruído. Assim, é fácil economizar, só não sei a troco de quê.
Por fim, perguntem ao PC porque ele se treme com os "rumos" do Hangar. Abrimos o salão de festas das elites para o povão.
E convido novamente a todos para acompanharem o blog, porque aqui, vamos mostrar diariamente porque iremos e merecemos ganhar em 2010.