quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Caravana começa caminhada de 80 km

No AMAZÔNIA:

Sairá por volta das 8h da manhã de hoje, de frente da igreja da Matriz de São José, centro de Castanhal, a maior e mais antiga caravana de peregrinos do nordeste paraense rumo a Belém, com o objetivo de pagar promessas por graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. A previsão dos organizadores da caminhada é que ela deve durar um dia, quando os mais de 1.500 romeiros chegam ao Santuário. Serão quase 80 quilômetros de caminhada.
Segundo o professor de Educação Física Nazareno Abraçado, um dos organizadores da caminhada, este ano a romaria estará completando 30 anos de existência e vai homenagear Raimundo Nonato de Magalhães, o 'Zé do Bode', que foi quem primeiro a organizou e durante sete anos carregou uma imensa cruz de madeira para pagar uma promessa, atendida pela Virgem, feita para a cura de um filho.
Pela programação traçada pela Associação dos Devotos e Romeiros de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal (Aderca), logo às 5h30 da madrugada acontece uma alvorada de fogos na praça da Matriz, local de encontro dos peregrinos. Em seguida será celebrada uma missa campal, depois haverá a concentração dos romeiros, e às 8h todos partem para a BR-316. No posto Pombal, na vila do Apeú, acontece a primeira parada, depois de mais de oito quilômetros de caminhada.
Outras nove estão previstas nas agrovilas de Americano e Areal, no posto Camisinha, vila Cupuaçu todas em Santa Isabel do Pará; no posto da Polícia Rodoviária Federal de Benevides, em Marituba e finalmente no bairro de São Brás. É quando o andor com a imagem que acompanha os peregrinos é retirada de uma camionete para ser levada pelos promesseiros até ao Santuario.
Além desse grupo de promesseiros de Castanhal, partem rumo à capital outros que caminham mais de 200 quilômetros. Como os que vêm de Bragança e Salinópolis. Numa distância menor vem gente de Capanema, Capitão Poço, Bonito e de Inhangapi. Os que andam menos saem de Benevides e caminham quase 40 quilômetros. Mas o objetivo é o mesmo, o de pagar uma promessa e reverenciar a Virgem.

Nenhum comentário: