quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Campanha AlimentAÇÃO - Direito de Todos

Em 2001, os líderes mundiais se comprometeram a diminuir a fome pela metade até 2015. Mas atualmente são mais de 1 bilhão de pessoas sofrendo com a fome crônica (FAO, 2009), número superior a população dos EUA, do Canadá e da Europa juntas.
Em todo o mundo, são necessários investimentos anuais de US$ 23 bilhões até 2012 para vencer a fome. Esse valor corresponde 0,1% do que foi dado em socorro aos bancos nos EUA e na Europa durante recente a crise financeira.
A Campanha AlimentAÇÃO – Direito de Todos (internacionalmente chamada HungerFree) é uma mobilização global pelo fim da fome promovida pela ActionAid desde 2007 em mais de 30 países para por fim à essa injustiça.
No Brasil, o foco da Campanha AlimentAÇÃO – Direito de Todos em 2009 é incluir o direito à alimentação entre os direitos previstos na Constituição Federal.
Apesar de ser um dos direitos humanos mais básicos, pois sem comer a pessoa não tem como ir à escola nem cuidar da saúde, e ser reconhecido pelo governo brasileiro em tratados internacionais, o direito à alimentação ainda não está em nossa Constituição.
Todos podem participar da Campanha exigindo do congresso a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047 que aguarda votação desde 2003. A PEC 047 já foi aprovada no Senado e precisa ser votada na Câmara dos Deputados.
Através do hotsite www.vencerapobrezajuntos.org.br todas as pessoas podem assinar o manifesto que pede a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal. AS assinaturas serão encaminhadas ao Congresso em 18 de setembro.
A Campanha AlimentAÇÃO – Direito de Todos está sendo realizada em parceria com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e diversas organizações da sociedade civil.
O link da ação no YouTube: http://www.youtube.com/user/VenceraPobreza.

Nenhum comentário: