terça-feira, 12 de maio de 2009

MPF intervém para evitar agravamento de conflito

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu que indígenas da etnia Arara e trabalhadores rurais que haviam invadido a terra indígena, localizada em Uruará, no oeste do Pará, colocassem um fim ao conflito que ocorreu no final de semana e que resultou em incêndios de imóveis no município. O procurador da República Rodrigo Timóteo da Costa e Silva, de Altamira, convocou uma reunião urgente nesta segunda-feira, 11 de maio, entre as lideranças dos grupos envolvidos, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Representantes da Funai reafirmaram aos presentes que a área pertence aos Arara e que a invasão do local constitui crime. Os funcionários do Incra fizeram o cadastramento das famílias expulsas da área pelos índios. O objetivo é encontrar na região um local onde os trabalhadores possam ser assentados.
Amanhã, dia 13, o procurador da República deve visitar a terra indígena para tentar negociar com os líderes dos Arara a possibilidade de os trabalhadores rurais fazerem a colheita do que já está plantado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPF

Nenhum comentário: