domingo, 10 de maio de 2009

Cheia provoca queda no turismo em Alter do Chão

Da Agência Pará

Alter do Chão, a praia mais bonita do Brasil, eleita em recente pesquisa do jornal norte-americano Herald Tribune, está submersa. A cheia dos rios Amazonas e Tapajós, que já elevou o nível do Tapajós em nove metros acima do normal, provocou a queda de 90% do turismo na vila, localizada a 30 km de Santarém.
A informação é do administrador distrital da Vila de Alter do Chão, Frank Campos, e foi repassada à imprensa neste sábado (9). "Ano passado, nesta mesma época, num sábado, umas 200 pessoas circulavam pela cidade. Hoje, temos uns 30 visitantes", afirmou.
A ausência de turistas, que em sua maioria vem para aproveitar as praias, deixou sem trabalho 100 catraeiros, condutores de pequenas embarcações de madeira que fazem a travessia para a praia do Amor, em frente à vila. Alter do Chão tem pouco mais de seis mil habitantes, a maioria deles vive do turismo. "Não temos desabrigados ou desalojados, mas estas famílias precisam comer e estão precisando de cestas básicas ", disse Frank Campos, que há quatros anos administra o local.
Outras famílias que estão sofrendo os impactos da cheia são as proprietárias de barracas. Com a subida das águas do Tapajós, é possível ver apenas o teto de palha. Das cerca de 30 barracas, apenas uma está funcionando de maneira improvisada, já que a água invadiu a cozinha do comércio. A barraqueira Ivete Sardinha contou que, neste período, costuma atender até 150 casais aos finais de semana. "Hoje (sábado), se eu atender dois casais é muito".
Augusto Lisboa e Moisés Sardinha, que fazem passeios turísticos de lancha, jogavam damas à espera de turistas. A chegada dos italianos Martino Balelli e Francesco Poli animou a dupla de barqueiros, mas o passeio foi acertado para o domingo. "Eu nunca vi cheia assim. Meus avós contam que, em 1953, o rio subiu deste jeito. A frente da cidade está alagada", contou Moisés. Os italianos, que chegaram neste sábado em Alter do Chão, lamentaram a cheia. "Viemos conhecer a praia mais bonita do Brasil, mas ela sumiu".
Turismo - Frank Campos disse que muitos turistas não sabem que a praia é sazonal e apela às autoridades, a fim de que façam campanhas para repassar essa informação e atrair turistas não apenas para as praias. "É preciso criar a cultura de que Alter do Chão vende sua beleza natural, que pode ser a praia, mas também os passeios de barco, a movimentação cultural, observação de pássaros e passeios em trilhas. E isso pode ser feito neste período de inverno".
Entre as obras do Governo do Pará no município está a construção do Mercado da Vila de Alter do Chão, orçada em R$165 mil e que está pronta para ser inaugurada.

Nenhum comentário: