segunda-feira, 4 de maio de 2009

Alunorte negocia com ribeirinhos

Do jornal O Cabano

Manifestantes do assentamento Jesus de Nazaré, apoiados por comunidades adjacentes e pelo MST fecharam nesta manhã, a PA 481, que dá acesso às empresas do complexo industrial e a Vila dos Cabanos. Os manifestantes exigiam uma reunião com representantes da empresa para negociação de uma lista de reivindicações, entre elas, a distribuição de água potável e alimentos para as comunidades.
Por volta das 10 horas e empresa aceitou conversar com cinco representantes das comunidades. A reunião aconteceu em um local fora das dependências da empresa e terminou por volta do meio dia. Uma nova reunião deve acontecer ainda hoje, às 18 horas, onde a empresa dará uma resposta para as solicitações dos manifestantes.
O líder das comunidades identificado apenas por Araújo garantiu que se ainda hoje, a empresa não concordar em distribuir água potável e alimentos para os agricultores e pescadores, que foram prejudicados pelo vazamento do canal de drenagem de água da chuva da empresa, na segunda-feira passada, eles voltarão com o protesto. “Se eles não resolverem nossos problemas, desta vez fecharemos o acesso à fábrica” afirmou Araújo. Até o momento, a empresa não se manifestou através de nota para imprensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

É absurdo que comunidades já violentamente atingidas pela concentração de projetos altamente poluentes tenham que fechar estrada para terem seus direitos respeitados pela Alunorte, que ainda se dá ao despudor de ainda precisar confabular para dar uma resposta. E as autoridades responsáveis por essas comunidades, quantas vêzes vão esperar as empresas contaminarem o ambiente sem a menor preocupação e sempre com respostas do mais deslavado cinismo para dar um basta imediato nesses abusos? São esses megainvestimentos que vieram para melhorar a vida das pessoas?