domingo, 11 de janeiro de 2009

UFPA faz vestibular

No AMAZÔNIA:

Candidatos a uma das 5,3 mil vagas ofertadas no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2009 da Universidade Federal do Pará (UFPA) aproveitaram a véspera da prova para estudar. Hoje, em 23 municípios do Estado e no distrito de Icoaraci, 43,9 mil estudantes participam da segunda etapa de um dos vestibulares mais concorridos do Estado. O resultado deve sair no próximo dia 24.
Concorrendo a uma vaga no curso de Medicina, o mais disputado da instituição, o estudante Heitor Chaves, de 18 anos, aproveitou o sábado para tirar as últimas dúvidas. 'Estou tranquilo, vim para a revisão mais para ver alguns lembretes de última hora', disse. Já o candidato ao curso de Jornalismo Josué Jesus, de 18 anos, acredita que participar as aulas de revisão na véspera da prova ajuda a manter a calma. 'Quando o professor vai passando a revisão e você vê que sabe o conteúdo, isso ajuda a ficar mais tranquilo', explicou.
O professor de cursinho Paulo Gurjão ressaltou que apesar de não ser mais o vestibular mais concorrido do Estado, já que a concorrência da Universidade do Estado do Pará (Uepa) este ano foi maior, a prova da UFPA costuma deixar os alunos mais ansiosos. 'É um vestibular mais tradicional, com uma disputa mais acirrada e isso acaba deixando os estudantes mais tensos', avaliou.
Gurjão acredita que a prova de hoje será decisiva para quem pretende seguir na disputa. 'Normalmente as questões de Química, por exemplo, costumam ser mais trabalhosas e as de Física bem elaboradas, mas sem complexidade. Por isso, os estudantes devem ficar atentos já que nessa segunda fase o corte será bem grande', sugeriu.
A prova de hoje será composta por 54 questões de múltipla escolha, distribuídas entre nove disciplinas (Língua Portuguesa; Língua Estrangeira - espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano; Literatura; História; Geografia; Química; Física; Matemática e Biologia). O exame terá cinco horas de duração (das 8 às 13 horas) e será realizado em 87 locais de provas, dos quais 43 na Região Metropolitana de Belém e 44 no restante do Pará.
A organização do concurso pede que os candidatos cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência, munidos do cartão de inscrição e um documento original e oficial de identificação (estão valendo carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte, certificado de reservista das forças armadas, certificado de identificação militar e carteira de conselho de classe). Outra orientação é para que todos verifiquem, com atenção, o local de realização da prova, pois ele tem mudado de uma fase para a outra.
Um total de 57 mil candidatos se inscreveu no PSS 2009. Contudo, apenas 46,6 mil, que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio, estavam, de fato, concorrendo a uma vaga na UFPA. A terceira fase do PSS está marcada para o dia 1º de fevereiro.

Nenhum comentário: