sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“Tolerância zero” em Belém

No AMAZÔNIA:

O novo comandante da Polícia Militar do Estado do Pará, coronel Luiz Dário da Silva Teixeira, tomou posse ontem no Centro Integrado de Governo e anunciou que novas operações de combate à violência serão deflagradas nos próximos dias em Belém. Uma das operações vai fiscalizar usários de motos e bicicletas. Outro anúncio de imediato foi a mudança da cúpula do policiamento da capital. A partir de terça-feira, 20, o coronel Gilmar da Conceição Marques vai substituir o também coronel Lázaro Saraiva de Brito Junior. Além das mudanças nos comandos da PM, o novo comandante da PM também adiantou que haverá 'tolerância zero' nas ruas de Belém, num trabalho em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da sociedade.
A cerimônia de posse do novo comandante da PM foi simples e rápida. Marcada às 14h, a solenidade iniciou com 45 minutos de atraso. O secretário de Administração, Orlando Bordalo fez a leitura do termo de posse. A governadora Ana Júlia Carepa fez um breve pronuncionamento oficial e declarou o coronel Dário como novo comandante da Polícia Militar do Estado, em substituição ao também coronel Luiz Cláudio Ruffeil Rodrigues, que caiu após a onda de invasão que assusta Belém nos últimos meses.
Durante a posse, o coronel Dário entregou sua declaração de renda e de sua esposa. Segundo Ana Júlia Carepa, 'a segurança pública é prioridade desde o primeiro dia de meu governo. A violência tem crescido devido à falta de políticas públicas que pudessem trazer resultados efetivos para a população', disse.
Ana Júlia Carepa destacou também os investimentos feitos em compra de equipamentos e viaturas. 'Já foi investido pelo Estado mais de 200 milhões de reais para que os policiais civis, militares e o corpo de bombeiros tenham condições de trabalhar. Somente para Belém, já foram compradas mais de 270 viaturas, entre carros, motos e bicicletas. Em todo o Estado já são mais de 600', disse.
A governadora falou ainda sobre as câmeras de segurança instaladas nas ruas e antecipou que haverá compras de aparelhos de GPS para todas as viaturas da polícia PM. 'Já temos 38 câmeras instaladas nas ruas, no dia do aniversário de Belém, o Estado entregou mais 15 que serão instaladas e agora aguardamos a chegada de 50 novos aparelhos de monitoramento. Até fevereiro serão quase 100 câmeras instaladas nas ruas da cidade', garantiu. 'O nosso governo não tolera a violência e vamos continuar trabalhando para combatê-la. Agora temos armamentos, equipamento e mais efetivo, o que queremos agora é ver a polícia cumprindo seu dever, que é de proteger o cidadão', discursou a governadora antes de deixar o prédio do CIG sem falar com a imprensa.

Nenhum comentário: