segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

São Benedito une devotos

No AMAZÔNIA:

No ritmo da marujada bragantina e com a alegria das cores vermelha e branca do glorioso São Benedito, os devotos de Ananindeua festejaram bastante os 25 anos de devoção e das festividades em homenagem a seu santo protetor. A festa foi durante todo o dia de ontem na sede da Associação dos Servidores da Uepa (Universidade do Estado do Pará), na rodovia BR-316. Para as comemorações, além dos devotos de Ananindeua, a marujada de Bragança foi convidada especial. São Benedito recebeu 75 pares de marujas e marujos de Bragança, juntamente com a capitoa da festa, Aracilda Corrêa, e o capitão, José Maria Santiago, além do grupo de música com banjo, rabeca, cavaquinho e instrumentos de percussão. As marujas comandaram a roda, o retumbão e o xorado, ritmos dançados em pares e em grupo, além da mazurka, da valsa, e claro, do xote bragantino. 'O grupo vem por devoção e veneração a São Benedito, por isso a gente faz questão de participar', informou João Batista, presidente da festividade bragantina. Ele contou que há 25 anos os bragantinos participam da festividade criada em Ananindeua para São Benedito porque fazem questão de participar de todas as homenagens ao santo.
A festividade de São Benedito, em Ananindeua, foicriada por dona Amélia Sulamita, . Ela sofria de deficiência visual e prometeu que se ficasse boa da visão criaria a festa. Com a graça alcançada, dona Sulamita, hoje com mais de 80 anos, comandou as festividades durante 5 anos, contou o atual presidente, Raimundo Ferreira de Souza, que é bragantino e mora em Ananindeua. Além da marujada de Bragança, este ano o grupo folclórico 'Frutos do Pará' também participou da festividade.
As homenagens a São Benedito iniciaram com missa pela manhã e encerraram com uma procissão pelo quilômetro nove da BR-316, com os devotos levando duas imagens de São Benedito. A mais antiga foi carregada dentro de uma berlinda e a imagem nova, de 1 metro e 20 cm, esculpida em cedro, foi levada em um andor e será usada para as próximas homenagens. Mais de mil pessoas participaram da festividade.

Nenhum comentário: