segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Belém ganha bolo gigante

No AMAZÔNIA:

A Praça da República, um dos mais belos cartões postais de Belém, é o cenário escolhido para o tradicional parabéns em homenagem à capital paraense. Um grande bolo de aniversário será doado para a festa de celebração dos 393 anos de fundação da capital paraense, uma homenagem do Sindicato dos Panificadores do Pará e da empresa Rosa Branca, que se realiza há mais de uma década. Após os parabéns, haverá, a queima de fogos, desta vez no local mais conhecido da capital do Pará, o Complexo Ver-o-Peso, que ganhará uma lavagem especial feita pela equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que usará essências dos aromas das ervas do Pará.
Este ano, o bolo de aniversário de Belém medirá 15 metros. Ele começou a ser preparado desde a última sexta-feira. A montagem começou a ser feita nesta madrugada para que no início da manhã desta segunda-feira já estivesse pronto, aguardando a homenagem à cidade. Como nos anos anteriores, a expectativa dos organizadores da homenagem é que a guloseima leve menos de um minuto para ser devorada pelo público que vai prestigiar a festa pelo aniversário de Belém.
Para fazer o bolo, os panificadores usaram cerca de 100 quilos de farinha de trigo, 60 quilos de açúcar, 50 litros de leite, mais de 2 mil ovos, 50 quilos de margarina, 10 quilos de passas e frutas cristalizadas, 50 quilos de uvas e ainda geléia de cupuaçu, bacuri e castanhas-do-pará para o recheio e cobertura. O bolo foi montado em mesas improvisadas e enfeitadas com as cores da bandeira do Pará.
Os panificadores alegam que a doação do já tradicional bolo gigante no dia do aniversário de Belém, foi a forma encontrada para agradecer à população belenense, que consome diariamente os produtos fabricados nas padarias da capital, mas também de exercer a responsabilidade social. Outros pontos turísticos já foram palco das comemorações pelo aniversário de fundação de Belém nos anos anteriores, como o Ver-o-Peso, Praça Princesa Isabel e Complexo Ver-o-Rio, entre outros.

Nenhum comentário: