segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Santa Bárbara tem dia fé

No AMAZÔNIA:

São Sebastião, mártir e santo cristão protetor contra peste, fome e guerras foi homenageado ontem durante a procissão do 31º círio do município de Santa Bárbara, localizado a 40 quilômetros da capital paraense. Os festejos para São Sebastião, padroeiro da cidade, começaram dia 27 de dezembro, dia em que a pequena imagem do santo iniciou a peregrinação entre as famílias cristãs da localidade. Os eventos seguem até dia 26 de janeiro, quando será feita a derrubada do mastro de São Sebastião. A procissão de ontem partiu às 8 horas da igreja matriz da cidade, Capela de Santa Bárbara, e percorreu as pricipais ruas do município até retornar à igreja de onde partiu, por volta das 10h30.
Cerca de mil pessoas acompanharam a procissão. A maior parte dos moradores preferiu aguardar a passagem da imagem do santo padroeiro na porta de suas casas.
Antes da saída do cortejo houve a liturgia festiva de São Sebastião, na capela de Santa Bárbara. Às 10h30, duas horas e meia após o início do Círio, a procissão retornou à capela, onde o pároco da cidade, padre Manoel Abraão Farias Pinto, realizou a missa festiva em homenagem ao santo. A programação especial contou ainda com um almoço festivo no salão paroquial e, à noite, uma missa festiva celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta.
Balões - Santa Bárbara amanheceu enfeitada para homenagear o santo que a protege. As ruas do pequeno município de 278,151 km² e pouco mais de 14 mil habitantes estavam repletas de balões e faixas nas cores vermelha e branca que segundo o coordenador da guarda do santo, José Ribeiro, são também as cores do padroeiro. Enquanto o cortejo avançava pelas ruas do município, era possível perceber a movimentação dos moradores aumentando. Aos poucos, as casas foram também ganhando o colorido dos balões e as calçadas foram tomadas pelas famílias que ansiavam pela passagem da procissão. 'Como tenho o privilégio de ter o santo passando em frente de casa prefiro aguardar a passagem da imagem e daqui mesmo prestar minhas homenagens', afirma a dona de casa Maria Luiza Costa.
O padre Abraão presidia a procissão em homenagem ao santo que se tornou padroeiro de Santa Bárbara graças a uma promessa. 'Dizem os mais antigos que houve uma epidemia de enfermidades nas cidades vizinhas a Santa Bárbara. Então a comunidade cristã da cidade se uniu e fez uma promessa ao santo que protege das enfermidades. Se as doenças não chegassem até o município, o santo se tornaria padroeiro da cidade e foi o que aconteceu', conta o padre Abraão.

Nenhum comentário: