segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Bares têm hora para fechar

No AMAZÔNIA:

Entra em vigor hoje a portaria da Polícia Civil que suspende a emissão de licenças para festas com uso de aparelhagens sonoras de qualquer porte e regula o funcionamento de bares e restaurantes em seis bairros de Belém. A portaria foi apelidade de 'meia lei seca' porque permite o funcionamento e o consumo de bebida alcoólica somente até as 22 horas. A medida terá duração de 14 dias a contar de hoje e atinge os bairros de Canudos, Condor, Cremação, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém. O estabelecimento que insistir no funcionamento estará sujeito à multa, suspensão ou até a cassação da licença de funcionamento.
Os comerciantes foram pegos de surpresa pela portaria. É esperada para hoje uma reunião entre representantes do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares do Estado do Pará e da Diretoria de Polícia Administrativa. 'Queremos primeiro entender melhor o teor dessa portaria, antes de nos posicionarmos a respeito dessa publicação', afirmou o porta-voz do sindicato, Jânio Cristino.
A medida é claramente voltada a evitar problemas de segurança pública durante o período do Fórum Social Mundial, que ocorre em Belém entre os dias 27 e 31 de janeiro. 'O objetivo é prevenir ocorrências, como brigas, tumultos e poluição sonora, que possam gerar transtornos à ordem pública durante a realização do Fórum Social Mundial', detalha o documento. O diretor da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), delegado Otávio Novaes disse, na semana passada, que considera a restrição uma 'medida acertada e inteligente'. Segundo ele, em princípio, a 'lei seca' se estenderia a toda a Região Metropolitana de Belém (RMB), mas após um estudo encomendado pelo delegado geral de Polícia Civil Raimundo Benassuly, optou-se por controlar o fluxo de pessoas nos bairros em torno dos campus da UFPA e UFRA, onde as atividades do FSM se concentrarão.
Novaes explicou que portaria entrará em vigor uma semana antes do início das atividades do FSM já prevendo a chegada de comitivas de participantes do evento, muitas estrangeiras. Para o delegado, os moradores dos bairros contemplados com a portaria da Polícia Civil não terão seus momentos de lazer prejudicados já que 'nos outros bairros de Belém o funcionamento de bares e restaurantes permanecerá inalterado', afirma. 'Não acho que essa medida causará desconforto em alguém, ao contrário, desde que a portaria foi divulgada temos recebidos telefonemas elogiando a medida inteligente', afirmou na semana passada, por ocasião de entrevista coletiva. 'Os bairros afetados pela portaria são os considerados mais perigosos da cidade. Temos a certeza de que restringindo o consumo de bebidas alcoólicas iremos coibir a criminalidade', completou.

Um comentário:

Anônimo disse...

ok. blz, mais se o unico lugar de diversão dos amigos de um pequeno povoado o que fazer se muito ja s reunem neste orario.