quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Helicópteros fazem a segurança em Belém

No AMAZÔNIA:

O céu de Belém nunca esteve tão repleto de aeronaves como durante o Fórum Social Mundial de 2009. Seis helicópteros estão estrategicamente posicionados na cidade para ações de segurança pública, resgate, salvamento, buscas e remoção.
Amanhã, mais dois helicópteros da Força Aérea Brasileira chegam para dar suporte à segurança dos cinco presidentes da América do Sul que chegarão a Belém para o FSM. Estão confirmados para participar do evento, além do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai).
O coordenador do Comando Aéreo, tenente-coronel Mauro Tadeu, explicou que os helicópteros estarão disponíveis e prontos para operações até o dia 2 de fevereiro. A Força Nacional trouxe para a capital paraense três aeronaves (Força Zero 1, Fênix 02 e Águia 01), mais uma da Polícia Rodoviária Federal (Patrulha 02), uma da PM e a do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (Resgate 01) .
Ontem, técnicos da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) aproveitaram um vôo sobre a cidade para monitorar as áreas críticas do trânsito. Essa primeira experiência permitiu o deslocamento de viaturas e homens para atuar na organização do fluxo e dispersão de congestionamentos.
Mauro Tadeu esclareceu, também, que os helicópteros empregados na operação do FSM têm limitação de vôo na cidade. Os da Força Nacional só podem voar até meia-noite, enquanto os de salvamento e resgate estão autorizados a fazer vôos das 7 da manhã até 19 horas. Ele alegou que há dificuldade de helipontos, porque à noite não é possível pousar em áreas não homologadas.
O heliponto oficial do fórum está localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), ao lado do Restaurante Universitário. O segundo é o próprio Aeroporto Internacional de Belém.

Nenhum comentário: