sábado, 3 de janeiro de 2009

Falta de atendimento vira caso de polícia em Belém

No AMAZÔNIA:

A falta de atendimento nas unidades de saúde da cidade vem se transformando em caso de polícia. No último domingo, 28, a estudante Valéria Marques de Oliveira procurou a seccional da Marambaia para denunciar a falta de atendimento na Unidade de Saúde do bairro, localizada na rodovia Augusto Montenegro.
A estudante levou o pai, o aposentado Francisco Cristovão Melo de Oliveira, até aquela unidade para receber atendimento médico. O aposentado deu entrada no local com problemas cardíacos e, para surpresa da família dele, não havia nenhum médico no local. 'Tinham duas enfermeiras no posto, mas não havia nenhum médico de plantão. O mais absurdo é que as enfermeiras no local não prestaram socorro de imediato ao meu pai, que estava passando muito mal', contou a estudante, que critica a falta de médico de plantão em período de final de ano.
Valéria procurou a seccional para registrar ocorrência por omissão de socorro. 'Meu pai já estava morto, mas não poderia deixar de procurar a polícia, pois isso é omissão, já que os guardas de plantão também não queriam deixar meu pai entrar. Tivemos que arrombar o portão para entrar. Ele não foi o primeiro a morrer por falta de atendimento médico nos postos de saúde de Belém', desabafou a estudante.
De acordo com informações do investigador Cristiano Ayres, da seccional da Marambaia, a ocorrência por omissão de socorro é consequencia da revolta da população contra a falta atendimento nas unidades. 'Eles registram a ocorrência no momento de comoção e revolta, mas todos os casos registrados são investigados', afirmou Ayres. Segundo ele, os registros também são feitos por profissionais de saúde. 'Na semana passada fiz um caso inusitado e que chamou bastante atenção, pois o registro foi feito por uma médica, que denunciou o próprio colega médico que faltou ao plantão', afirmou.

Um comentário:

Anônimo disse...

No mínimo, se o prefeito Duciomar Costa tivesse respeito e cuidado com a saúde de Belém, já teria demitido a secretária de saúde, Rejane Jatene.
O prefeito, não pode confundir o seu compadrio com o ex governador Simão Jatene, deixando Belém largada a própria sorte na área da saúde, só por que a secretária é irmã-apadrinhada do ex governador.
Isso se chama, falta de vergonha na cara.
Vic Pires Franco
Deputado Federal