terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Com o mundo aos pés

No AMAZÔNIA:

Quando a jovem estudante paraense Tayane Leão Melo, de 14 anos, foi confirmada como a vencedora na categoria feminina do concurso de modelos iniciantes Supermodels Brazil 2008, organizado pela agência Ford Models, a impressão era de que, nas palavras da própria, 'a ficha ainda não tinha caído'. Pois é: agora, ela vai ter de se acostumar à idéia de ser a mais nova top brasileira a conquistar as passarelas mundiais. Neste final de semana, ela venceu mais de 5 milhões de jovens modelos no Supermodel of The World, etapa mundial do concurso, e acaba de assinar um contrato de US$ 250 mil com a Ford Models americana. Tarefa difícil, mas que foi vencida após anos alimentando um sonho junto à família.
Nascida e criada em Parauapebas, sudeste paraense, Tayane é, segundo sua mãe, a gerente de qualidade Leudicy de Souza Leão, 'uma das pessoas mais determinadas deste Estado'. É que, desde pequena, a jovem modelo já demonstrava intimidade com o mundo das passarelas. 'Desde pequenininha, a Tayane sempre gostou de desfilar aqui em casa para a gente! Estava até coletando umas fotos e vídeos que a gente fez com a família, ela sempre adorou essas coisas, mesmo morando fora da capital', brinca a mãe. 'A gente cultivou esse projeto de vida junto com ela'.
A carreira 'oficial' de Tayane, no entanto, começou há pouco mais de três meses, quando ela se inscreveu na etapa regional do Supermodel, que selecionaria jovens do Norte e Nordeste para o concurso nacional. Antes disso, conta a mãe, o jeito foi aprender os trejeitos do mundo fashion via internet e televisão, além de participar de concursos mirins na escola em que estudava e se dedicar ao aprendizado do inglês, língua essencial para qualquer modelo interessada nos holofotes internacionais.
'Aqui em Parauapebas, não tem agência de modelos, então a formação de modelo dela foi muito independente. Além de ser boa aluna na escola, ela navegava na internet no tempo livre procurando vídeos de desfiles de grandes estilistas, cenas das semanas de moda, entrevistas com nomes da moda. Depois que ela pôs na cabeça que queria isso da vida dela, não houve quem tirasse', comenta a mãe.
Após vencer o Supermodels Brazil 2008 - o tempo todo orientada por professores e técnicos do mundo fashion, em São Paulo -, Tayane já havia assinado um contrato de R$ 250 mil com a Ford Models nacional; mesmo assim, a expectativa para vê-la ir para fora do País, defendendo-o com sua própria cara e coragem, foi alimentada tanto por familiares quanto pela coordenação da agência no Brasil. 'Ela recebeu um treinamento intenso. Estive com ela duas semanas antes do concurso, lá em São Paulo, e a gente comentava que, qualquer que fosse o resultado, sua carreira já havia começado aqui, no Brasil', conta dona Leudicy.

Nenhum comentário: