No AMAZÔNIA:
A partir de amanhã, o atendimento pelo 190, o número da emergência do Centro Integrado de Operações, passa a funcionar em esquema especial para o Fórum Social Mundial. Equipes de tradutores voluntários vão receber as chamadas feitas ao serviço em Inglês, Espanhol e Francês. O atendimento trilingue vai funcionar 24 horas por dia, em esquema de plantões. O serviço permanece durante toda a semana do FSM 2009 e só termina dois dias depois do encerramento do evento.
Não é a primeira vez que o Ciop garante atendimento telefônico em outra língua. Na semana que antecedeu o Círio de Nazaré, em outubro passado, uma equipe de voluntários indicados por um curso de línguas, parceiro do Ciop, promoveu o atendimento na língua inglesa. A experiência, de acordo com o diretor do Ciop, coronel PM Roberto, foi um teste para o que seria o Fórum Social Mundial. 'Nós sabíamos da demanda por atendimento em outras línguas no período do evento e garantimos parcerias com cursos de línguas daqui. Este ano são três. Os tradutores são alunos dos últimos níveis e professores. Todos, trabalhando voluntariamente', acrescenta Roberto. Em duplas, os tradutores oferecerão apoio para os atendentes que receberem chamadas de estrangeiros pelo 190.
As 14 novas câmeras adquiridas pelo governo do Estado para o monitoramento do território do Fórum, entregues pela governadora há duas semanas, começam a operar a partir de amanhã. O equipamento permite atendimento mais ágil nas áreas consideradas de risco, onde elas estão instaladas.
A eficácia do equipamento para a redução de casos de assaltos pode ser comprovada com a redução do número de ocorrências nas áreas onde o equipamento já está em funcionamento. De acordo com o diretor do Ciop todas as 14 novas câmeras estão localizadas em áreas próximas aos territórios do Fórum. Todas elas foram interligadas ao sistema de vigilância do CIOP, que faz acompanhamento 24 horas por dia.
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