domingo, 25 de janeiro de 2009

Guamá é território do medo

No AMAZÔNIA:

A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) finalmente apresentou à sociedade os números da criminalidade dos últimos três anos, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A apresentação foi feita na semana passada e mostra que o bairro do Guamá teve o triste - e preocupante - título de campeão em número de registros no ano de 2008, com 7.076 ocorrências. E na lista dos dez primeiros no ranking, ele é seguido pelos bairros do Jurunas, Coqueiro, Pedreira, Campina, Marco, os nove conjuntos Cidade Nova, São Brás, Sacramenta e Marambaia.
Com uma população de cerca de 250 mil habitantes, o Guamá se constitui como um dos bairros mais populosos da RMB e com mais carência de projetos sociais também. No local há poucas áreas para a prática de esportes para jovens, que, sem opção, ficam pelas esquinas das ruas. Na avenida Barão de Igarapé-Miri, que corta quase todo o bairro e é conhecida como o 'coração do bairro', o medo é constante entre os comerciantes e pessoas que por lá transitam.
A costureira Cleonice da Conceição, de 50 anos, mora há 27 anos na passagem 20 de Julho, no Guamá, e diz que até os carteiros não entregam mais cartas lá. 'A situação está horrível e a cada dia piorando. Quando sei que tenho contas de cartão de crédito ou de loja para pagar tenho que ir à sede dos Correios para buscar minhas correspondências porque os carteiros não entram mais lá na rua porque ela é muito perigosa', disse a moradora.
Ela trabalha num ateliê localizado na avenida Barão de Igarapé-Miri, das 8 às 19 horas e o local fica trancado com grades. 'A gente trabalha o dia todinho trancada, aqui, porque nessa avenida os assaltos são constantes', disse Cleonice. Evangélica, ela conta que só sai de casa para o trabalho e para a igreja. 'Eu não saio de casa à noite. Não dá. Só saio para o trabalho e igreja. Mais nada', complementou.
Segundo os dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e sistematizados pelo Departamento Intersindical e Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), em 2007, o Guamá também apresentou a maior incidência de crimes. Naquele ano foram 2.067 incidências, contra 3.072 no ano passado.

Nenhum comentário: