domingo, 25 de janeiro de 2009

Vigilância redobrada no FSM

No AMAZÔNIA:

Seis Seccionais e uma delegacia localizadas em áreas próximas aos territórios do Fórum Social Mundial receberão reforços de efetivo a partir de hoje. O esquema de trabalho especial para o evento, apresentado em reunião na sede da Delegacia Geral de Polícia na última quarta-feira, 21, prevê a atuação de 356 policiais civis em plantões extras nas Seccionais do Guamá, Cremação, São Brás, Comércio, Marambaia, Mosqueiro e na delegacia de polícia da Terra Firme. Cada unidade policial receberá o reforço de uma equipe formada por delegado, escrivão e quatro investigadores, além de uma dupla de tradutores, destacados para o auxílio no atendimento a estrangeiros em inglês e espanhol.
O plano de trabalho, apelidado de 'Operação Fórum Social Mundial', começa a valer hoje e vai até o dia 2 de fevereiro, dia seguinte ao encerramento do evento. A 'Operação Fórum' visa atender o aumento na demanda de ocorrências, por conta da movimentação provocada pelo evento, sobretudo nos bairros do Guamá e Terra Firme, áreas que vão receber a maior parte da programação. A expectativa da organização do FSM 2009 é que 100 mil pessoas participem dos seis dias de programação. Boa parte deles, estrangeiros.
Na Seccional do Guamá, instalada ao lado da Universidade Federal do Pará e ao final da avenida Perimetral, principal corredor de acesso aos territórios do Fórum, uma sala foi reservada para funcionar com o plantão extra. O objetivo, de acordo com o diretor da Seccional, delegado Carlos Alberto Antunes, é agilizar o trabalho no caso de um aumento do número de ocorrências. 'Nós estamos preparados para atender um volume maior de ocorrências. Vamos trabalhar com dois plantões, um extra, de oito às vinte horas e de vinte às oito da manhã. O mesmo vai acontecer na delegacia da Terra Firme, com equipe de delegado, escrivão e investigadores'. A expectativa do delegado, porém, é que a presença massiva da polícia na rua, com o apoio da Força Nacional, vai garantir tranquilidade no período do Fórum.
Carlos Alberto explica que os tradutores destacados para atuar nas Seccionais no período do Fórum vão auxiliar no atendimento a ocorrências na Seccional, no sentido de solucionar questões sem sobrecarregar a delegacia especializada em atendimento a turistas, instalada no Comércio. Também será instalado, na Seccional do Guamá, um posto-base da Secretaria de Economia do Município de Belém.
Outra unidade que receberá reforço no período do Fórum é a delegacia de polícia do Marco, na avenida Almirante Barroso, a mais próxima do Hangar Centro de Exposições e Feiras da Amazônia, sede de parte da programação do Fórum Social.
Espalhados pelos campi da Ufra e UFPA e também dentro do NPI, estarão instalados postos de atendimento a participantes do Fórum. Além de funcionar como pontos de informações e bases para polícias Civil, Militar e Federal, serão oferecidos serviços como atendimento médico e odontológico. Ao todo, são onze postos chamados de Centros Integrados de Serviços, os CIS, cinco na UFPA, outros cinco na Ufra e um no NPI.

Nenhum comentário: