quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Chá do Santo Daime será distribuído hoje na UFPA

No AMAZÔNIA:

O chá do sacramento ou vinho das almas ou Ayahuasca ou ainda chá do Santo Daime - como é popularmente conhecido - será distribuido hoje, a partir das 18 horas, no Espaço Interreligioso da UFPA. O ritual Daimista de distribuição do chá conclui o trabalho iniciado ontem pela professora Maria Betânia de Albuquerque, estudiosa da religião amazônica há dez anos. Betânia proferiu na tarde de ontem, no mesmo local onde será feito o ritual hoje, uma palestra sobre a educação através da religião do Santo Daime. O ritual de hoje é aberto ao público participante do Fórum Social Mundial (FSM). O Ayahuasca, segundo a estudiosa é contraindicado somente para quem usa remédios controlados.
'Não há restrições com relação a idade ou sexo da pessoa. Até mulheres grávidas podem participar do ritual, porém elas receberão uma dosagem menor da bebida', ressalta Maria Betânia. Ela sugere também que os interessados em participar do ritual se abstenham de sexo e álcool durante todo o dia de hoje. 'É sugerido que não se consuma álcool, faça sexo e coma alimentos gordurosos. Essas recomendações são feitas para que a pessoa esteja com o corpo e mente purificados para receber a bebida sagrada', explica a professora.
Apesar de serem atribuídas alucinações ao uso do Ayahuasca, os adeptos do Santo Daime não consideram a bebida alucinógena e referem-se ao chá como sendo 'enteógeno', palavra que se traduzida literalmente significa 'gerador da divindade interna'.

6 comentários:

Anônimo disse...

Um gole desse chá , uma baforada no cigarrinho do capeta,...e "tão" resolvidos os problemas do mundo seo moço!
Barato total, né não seu E.A.?
Os carapanãs da dengue vão bater em retirada do fsm!!! rsrs

Anônimo disse...

Eu fico pensando nas crianças que participam desse ritual,e ninguem faz nada para protege-las.Cade as autoridades?esse cha e alucinogeno,e faz a pessoa ficar fora de si,e dai ninguem sabe de nada,acontece de tudo.

Anônimo disse...

eu só acho que ninguém deve falar mal do que não conhece!!!

Anônimo disse...

Alucinado é quem não conhece e ainda fala mal....

Maurício disse...

É triste saber que a ignorância ainda prevalece na sociedade... A falta de conhecimento ou mesmo a falta de tentar querer o conhecimento buscando, pesquisando experienciando só traz à Sociedadeou seja às pessoas atraso, comodismo e esse apenas se limitam a opinar sem nenhuma base científica ou mesmo moral.

Anônimo disse...

Comungo este Chá a muitos anos e só melhorei, como pessoa, como pai, como amigo. Foi umas das melhores coisas que aconteceram na minha vida