sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Negros ganharão benefícios

No AMAZÔNIA:

Mais ações e mais verbas para negros do Pará. Foi o que significou a assinatura do decreto que institui o Plano Estadual de Políticas e Promoção da Igualdade Racial (Peppir), feita ontem pelo vice-governador do Estado, Odair dos Santos Corrêa. No mesmo ato, em cerimônia no Forte do Presépio, o vice-governador criou o Conselho Estadual de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, que irá fiscalizar as ações do plano.
A data escolhida para o pontapé inicial do Peppir não foi por acaso: no dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Nesta data, no século 17, ocorreu o assassinato de Zumbi dos Palmares, líder de um grupo de escravos fugitivos que tornou-se o símbolo da resistência negra no país. Durante o evento, houve apresentação de berimbaus, saudação afro-religiosa e o lançamento do documentário 'Salvaterra, Terra de Negros.'
O titular da Coordenação de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Domingos Conceição, explica que o Peppir ampliará as ações do Estado em favor da população negra - o maior exemplo disso é a titulação de terras, para que famílias possuam documento de posse da área que ocupam. Os quilombolas passam a ter um programa específico, por meio do qual serão feitas ações de saúde, educação e geração de renda. 'A titulação de terras já vinha sendo feita, mas agora teremos possibilidade de fazer de forma muito mais intensa, pois há uma política específica para esta área', afirma.

Nenhum comentário: