sábado, 8 de agosto de 2009

Um presente para o doutor Puty

Doutor Puty – Sua Excelência Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo do Estado e pré-candidato a deputado federal – está, como diriam nossos coleguinhas colunistas sociais, “mais velho pouquinha coisa”.
Trocou de idade.
Apagou velinhas.
O aniversário dele foi no dia 1º de agosto.
As comemorações ficaram para depois.
Uma delas foi na última quinta-feira (06), em forma de jantarzão daqueles na Rodeio, uma das melhores churrascarias de Belém.
Quem organizou o jantar?
Nada menos do que duas associações de prefeitos, a Amat (Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins) e a Amucan (Associação dos Municípios da Calha Norte).
Assinam os convites os respectivos presidentes das entidades, os prefeitos David Passos (PT), de Xinguara, pela Amat, e Jaime Silva (PTB), de Óbidos, pela Amucan.
Há questões interessantes que sobressaem dessa festinha para o doutor Puty.
A primeira: quem pagou? Foram as duas entidades? Quanto custou? Ou o jantar foi por adesão? Como é que é, afinal?
A segunda: ainda que as duas associações não tenham bancado financeiramente o jantar, farão o mesmo – tanto a Amat como a Amucan – para os demais deputados federais? Na área da Amat, por exemplo, atuam os petistas Beto Faro, Zé Geraldo e Paulo Rocha, além de Giovanni Queiroz (PDT), Asdrúbal Bentes (PMDB), Zequinha Marinho (PSC) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB). Vão ganhar festinha quando fizerem aniversário? Na área da Amucan, atuam Lira Maia (DEM), os petistas Paulo Rocha e Zé Geraldo (PT) e os tucanos Wandenkolk Gonçalves e Nilson Pinto. Ganharão festinha quanto trocarem de idade?
Nada contra eventos como esse.
O detalhe é que o aniversariante não é qualquer um.
É o segundo nome mais importante do governo Ana Júlia – mais importante que o próprio vice-governador Odair Corrêa – e está em pré-campanha no exercício do cargo. Isso é péssimo também para a sua condição de principal articulador político do governo, porque tem repercussões negativas em vários segmentos do próprio PT, que têm representantes com legítimas aspirações a cargos eletivos, mas que não dispõem do mesmo cacife de Puty.
E mais: jantares como esse configuram o aparelhamento de entidades como a Amat e a Amucan.
Coisa que o PT sempre renegou.
Renegou até surgir a pré-candidatura de Puty.
Mas o presente de Puty vem aí.
Na segunda-feira, o PMDB se reúne e deve tomar deliberações que vão, mais uma vez, pôr à prova a capacidade do setor de articulação política do governo Ana Júlia.
Ou seja, de Cláudio Puty.

3 comentários:

Anônimo disse...

UMA VERGONHAAAAAAAA. Quem pensa que é esse Claudio Puty. Apareceu outro dia, vindo não sei d onde, talvez precisamente do Japão ou coisa parecida, vir agora pintar de fanchão, até o ponto de fazer uma festa como essa e gastar o nosso pobre dinheirinho. É muita cara de pau para quem quer apenas ser mais um candidato. A não ser que a história seja outra completamente diferente.

Anônimo disse...

Quem ganhou o brinde que dizem que a Double M foi quem doou, um Ford KA? Até parece 1º de Maio na Capital Paulista.

Anônimo disse...

A governadora não deve ter ido a esta festa. Se foi assinou mais um atestado de demencia politica. Ora as vespera de uma conversa no PMDB de saída ou não do governo com sinais claros de rompimentos pelos jornais , com insatisfação politicas dos partidos com os espaços no governo, com disputa na assembléia legislativa sobre a vaga do tribunal o chefe da casa civil e candidato á deputado federal da uma demonstração de força politica de sua candidatura é burrice. Usando duas associações de municipios para montar uma homenagem despretenciosa é um tiro no pé. Deste modo a governadora sem duvida alguma reforça seu candidato e cria mais elementos para desconfiança politica, cria obstaculos para recomposição da base aliada. Puty é candidatissimo e só há duas opções: Sair da casa civil ou ficar e afundar mais ainda a recomposição da base aliada.