segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Simão Jatene sai da UTI e passa hoje por angiosplatia

No AMAZÔNIA:

O ex-governador do Pará, Simão Jatene, 59, vai ser submetido, a partir das 10 horas de hoje, a uma angioplastia, no Hospital Porto Dias. Ele aguarda a realização da cirurgia em um apartamento do hospital, onde repousa na companhia de familiares.
De acordo o publicitário e amigo pessoal do político, Orly Bezerra, Jatene estava em casa quando sentiu uma alteração na pressão, ainda na noite de sexta-feira, 23. Ele chegou a tomar uma medicação, mas, na manhã de sábado, verificou que o mal-estar não havia passado e, por isso, decidiu ir à clínica, onde realizou uma série de exames.
Jatene foi submetido a um cateterismo, procedimento que faz um mapeamento das artérias do corpo. O exame constatou o entupimento de uma artéria e, por conta disso, o ex-governador foi levado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de onde saiu na manhã de ontem. Ainda segundo Orly, Jatene está bem e consciente e conversa normalmente.
A angioplastia é uma cirurgia que consiste na colocação de um stent na artéria. O stent é uma estrutura metálica introduzida fechada na artéria e expandida no local onde está a placa de aterosclerose que provoca o entupimento. Ao ser comprimido, o conteúdo fibrótico da placa é esmagado contra as paredes da artéria e o stent ali colocado garante a passagem do sangue.
A cirurgia é realizada por cateterismo intervencionista, ou seja, utilizando um cateter com visor na extremidade que ajuda a localizar o ponto exato em que está a obstrução.

Nenhum comentário: