quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FIJ acusa Israel de violar liberdade de imprensa

Do Comunique-se

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) acusou Israel de violar a liberdade de imprensa ao impedir a entrada de correspondentes estrangeiros. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (06/01), a entidade também acusa o exército israelense de atacar a imprensa palestina.
“A cada dia vemos violações cínicas da liberdade de imprensa e dos direitos dos jornalistas que tentam, desesperadamente, cobrir os trágicos eventos em Gaza (...) Nós temos informações de que a imprensa dentro de Gaza está sendo alvo de soldados israelenses, enquanto outros estão sendo mantidos do lado de fora”, disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White.
Segundo o comunicado, forças de Israel atacaram carros da imprensa em Gaza, inclusive ferindo um cinegrafista. A entidade lembra também que, em 28/12/2008, antes da invasão terrestre, escritórios da Al Aqsa Television foram destruídos por aviões israelenses, numa “flagrante violação das leis internacionais”.
O comunicado diz ainda que, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas da Palestina, militares israelenses prenderam Khezr Shahin, repórter da emissora de televisão Al-Alam.
“A proibição da entrada de jornalistas em Gaza para cobrir o conflito é ultrajante, particularmente após a corte em Israel ter decidido que a entrada deveria ser permitida. (...) Mas informações de ataques contra aqueles que estão no local nos causa a preocupação de que exista uma política de negar acesso à toda a história e de intimidar repórteres que já estejam lá”, afirmou White.

Nenhum comentário: