terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Caravanas chegam a Belém

No AMAZÔNIA:

As primeiras caravanas de jovens do Fórum Social Mundial (FSM) já chegaram em Belém, especialmente na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), espaço que vai concentrar a juventude e as comunidades indígenas e quilombolas. Na Aldeia da Paz, apenas uma das moradas improvisadas desses participantes, cerca de 800 pessoas, de várias nacionalidades, passaram o dia de ontem cuidando dos detalhes da infraestrutura.
Uma das primeiras medidas dos visitantes foi substituir os chamados banheiros biológicos pela construção de 'banheiros naturais, ecologicamente corretos': dentro de uma tenda de proteção, cavaram um buraco e nele fazem suas necessidades, cobriando-as, depois, com serragem.
A Aldeia da Paz é coordenada pelo mexicano Alberto Ruz, na função há 13 anos. A caravana, que tem o apoio do Ministério da Cultura do Brasil, trouxe 19 pessoas de Recife, onde estava acampada. Nela se congregam brasileiros e outros povos. Foi uma das primeiras a chegar porque é responsável pela montagem do acampamento. Ontem eles montaram a tenda central e dispuseram em ordem os carros com os quais viajam pelo mundo afora.
Na tenda central vão ocorrer debates, eventos culturais e até venda dos trabalhos artísticos produzidos pelos próprios membros das diversas caravanas que vão se instalar nesta primeira aldeia a ser montada.
A viagem de Recife a Belém durou nove dias por conta de problemas mecânicos que aconteceram nos velhos carros da caravana, intitulada 'Arco-iris pela Paz'. A frota é formada por dois ônibus, um caminhão, uma kombi e dois trillers, que funcionam como quarto, cozinha, despensa e dormitórios, entre outras funcões.
Transporte - O comitê organizador do Fórum Social Municial montou um esquema especial de transporte para as mais de 80 mil pessoas esperadas para o evento. Vão funcionar, do dia 27 de janeiro a 1º de fevereiro, novas linhas rodoviárias e hidroviárias.
Cinco novas linhas de ônibus vão circular na Região Metropolitana de Belém: Aeroporto-Ufra, com 16 veículos disponíveis; Hangar-Centro, com 20 veículos; Ufra-UFPA, com 12 veículos; Mosqueiro-UFPA, com 19 veículos, e Aeroporto-Centro, com 10 micro-ônibus.
Segundo a organização, além do transporte rodoviário, os participantes do FSM terão a alternativa de utilizar três linhas hidroviárias. Duas embarcações farão o trajeto Ufra-UFPA. Outras duas percorrerão a orla da Ufra até Mosqueiro e mais três embarcações terão o itinerário Ufra-Terminal Ver-O-Peso/Terminal Hidroviário.
Os novos itinerários de ônibus e barcos foram criados a partir de uma análise dos pontos onde deve haver maior movimentação na RMB durante o evento. Consideraram-se, também, os locais de hospedagem e de alojamento dos participantes, além dos pontos turísticos da cidade.
Deve ser proibida a circulação de veículos particulares e coletivos dentro da UFPA, já que haverá um intenso fluxo de pessoas.
A UFPA terá ainda dois portos de embarque e desembarque de passageiros hidroviários.

7 comentários:

Anônimo disse...

Só uma pergunta: qual é a profundidade desse buraco ???? porque com 800 pessoas usando, pensa na m...... que vai dar se isso transbordar ???? hahahahahahah

Poster disse...

Caroline,
Eis o risco, amiga.
Eis o risco.
E se transbordar...? (rsss)
Abs.

Anônimo disse...

Gostaria também de saber se procede a informação que serão distribuídas 600.000 camisinhas aos participantes do Fórum Social Mundial...será uma nova Woodstock ???

Anônimo disse...

Infelizmente é uma situação constrangedora, porém, não vamos generaliza-los, pois essas atitudes são para eles normais, é cultura deles.
Eu ainda espero que este forum nos traga pelomenos um benefício.
Devemos torcer para que o mesmo sirva pra alguma coisa, e não ficar criticando o tempo todo!!!!!!!Se o forum fosse apenas isso que todos estão falando, penso eu, que não precisaria tanto para a realização do mesmo!! Não acham?!?!

Anônimo disse...

Amiga Nete, o único benefício que vejo com toda essa reunião "organizada" de desocupados é em infra-estrutura, ou seja, vão deixar uma latrina, um buraco a céu aberto que todos os Belemenses à altura, inclusive você, numa ocasião de necessidade poderá usufruir!!!
Enjoy!

Um abraço!

Anônimo disse...

Querido Carlos Augusto Cerqueira , por acaso sabes o que é o fórum social?? E CULTURA, conheces essa palavra??
Felizmente não conseguirei chegar ao nível que você chegou, ao se referir a mim!
Obrigada!!Querido!!

Anônimo disse...

Poster, por favor, coloca mais post sobre esse Fórum, tá ficando muito engraçado !!! hahahahahahha