terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Governo apostará em novo modelo de segurança

No AMAZÔNIA:

A governadora Ana Júlia Carepa determinou, em pronunciamento feito ontem, que todos os oficiais da polícia militar saiam às ruas na Região Metropolitana de Belém para avaliar se estão sendo cumpridas as estratégias de combate à violência montadas pelo comando da PM. Ela discutiu com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Geraldo Araújo, possíveis nomes para mudanças em alguns quadros do comando geral da segurança pública, mas os nomes só serão anunciados pelo Governo na semana que vem. A governadora anunciou ainda para 2009 concursos para mais 2.200 policiais militares e civis, a liberação de R$ 31 milhões do Governo Federal para a construção de penitenciárias na Região Metropolitana de Belém, em Breves, no Marajó, e em São Félix do Xingu, além de mais R$ 6 milhões de recursos que serão liberados pelo Governo Federal para a construção de uma nova penitenciária feminina em Marabá, no Sudeste do Pará.
O anúncio foi feito após a reunião de emergência que a governadora convocou com toda a cúpula da área de segurança pública, com representantes da Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Pará, da igreja católica e de movimentos sociais considerados importantes. Depois de um ano sem conseguir resultados positivos contra a violência na Região Metropolitana de Belém, o secretário Estadual se Segurança, Geraldo Araújo, declarou que 'segurança pública não se faz da noite para o dia' e foi criticado pela presidente da OAB/Pará, Ângela Sales. Ela disse que apesar dos grandes investimentos do Governo Federal para a área da segurança pública no Pará, os recursos não estão sendo usados de forma competente.
Em resposta, o secretário declarou que apóia qualquer nome para substituí-lo, mas durante a reunião com a governadora, ele apresentou as aplicações dos recursos federais e as ações de segurança para combater a violência no Pará. O secretário argumentou que serão entregues mais 70 viaturas, além de motos, carros, lanchas e bicicletas para a Polícia Militar. Ele disse que 568 novos policiais militares já estão nas ruas de Belém e que as Zonas de Policiamento (ZPol) serão reforçadas.
Geraldo Araújo anunciou que estão sendo compradas 33 câmeras de vídeo pelo Governo do Estado e mais 50 serão enviadas pelo Governo Federal para a vigilância nas ruas da cidade a partir do Fórum Social Mundial. O secretário pediu ao judiciário que aprecie com mais rigor a concessão de benefícios previstos em lei para presos sentenciados.

Nenhum comentário: