sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Blog começa aos poucos a adotar novas regras de ortografia

Ano novo, vida nova, regras ortográficas novíssimas.
As novas regras ortográficas, que unificam a linguagem escrita nos oito países que falam a língua portuguesa, estão em vigor desde ontem, 1º de janeiro de 2009, quando teve início o chamado “período de transição”.
De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.
Aos poucos, o Espaço Aberto passará a adotar as novas. De imediato – a partir de hoje, a partir de agora – começaremos pela mais simples, a abolição total do trema.
Frequentemente – viram? Já abolimos o trema da palavra, antes grafada como freqüentemente – causava muitas dúvidas e erros.
Um aspecto importante: o que muda é apenas e tão somente a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, com a pronúncia clara da letra “u”, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.
Cique aqui, no guia rápido do novo acordo ortográfico, para começar a ter intimidade com as novas regras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adotar imediatamente as alterações ortográficas tornará mais suave o período de transição, sem dúvida alguma. Doralice Araújo, parauara e professora de Redação, em Curitiba.

www.gazetadopovo.com.br/blog/namira

Poster disse...

Se é para mudar, vamos mudar, não é, professora?
Abs.