sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Continuidade marcará o estilo do interino em Santarém

O presidente da Câmara de Santarém, José Maria Tapajós (PMDB), vereador com mais mandatos no Legislativo municipal, terá hoje seu primeiro compromisso público como prefeito interino. Ele assumiu o cargo porque a prefeita Maria do Carmo, eleita para um novo mandato de quatro anos, encontra-se no momento impedida de assumir o cargo.
Acompanhado de alguns secretários municipais, como a de Infra-Estrutura, Alba Valéria, e o de Planejamento, Everaldo Martins Filho, Tapajós visitará hoje, a partir das 9h, algumas obras em andamento, iniciadas no primeiro mandato da prefeita Maria do Carmo Martins Lima (PT), que até agora não conseguiu reverter decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o registro de sua candidatura.
A última iniciativa judicial frustrada foi o não acolhimento, pelo ministro Cezar Peluso, de uma ação cautelar inominada com pedido de liminar ajuizada pelos advogados de Maria do Carmo, para que ela fosse diplomada e empossada até que seja definitivamente decidida pelo Judiciário sua situação eleitoral.

Reunião de duas horas com Maria
Ontem mesmo, logo depois de eleito presidente da Câmara com os votos de 10 dos 14 integrantes do Legislativo de Santarém, Tapajós (na foto, em discurso ao ser confirmado como presidente da Casa), recebeu o cargo das mãos da prefeita, empossou os secretários – praticamente todos os mesmos da gestão passada – e passou cerca de duas horas reunido reservadamente com Maria do Carmo e alguns assessores e secretários municipais.
Em conversa com o poster por telefone, ontem à noite, Tapajós garantiu que, enquanto se mantiver na interinidade – por um lapso de tempo que ninguém é capaz de estimar, porque o caso que envolve Maria do Carmo ainda será objeto de apreciação pelo Supremo -, dará continuidade ao programa de governo e às obras do governo petista.
Ele já decidiu, por exemplo, reservar duas horas, todas as tarde, para reunir-se com dois ou três secretários e, com isso, inteirar-se melhor sobre o funcionamento das várias áreas de governo.

Secretários serão quase todos mantidos
José Maria Tapajós garantiu que aproveitará toda a equipe de governo de Maria do Carmo. “O tempo em que eu deverei ficar como prefeito deve ser muito curto. Eu não teria tempo de escolher novos secretários que tivessem intimidade com a máquina municipal. Assim, decidi aproveitar quase todos os secretários, porque já sabem naturalmente sobre os projetos em andamento”, explicou o vereador.
Ele garantiu ao blog que jamais lhe passou pela cabeça ser prefeito de Santarém, mesmo que interino. “Só cogitei essa hipótese como simples cidadão, em certas situações em que dizemos: ‘Se eu fosse prefeito, faria isso desse ou daquele jeito...”. Mas nunca pensei concretamente nessa possibilidade. O que eu sempre pensei em ser mesmo foi vereador”, disse Tapajós.
O vereador garantiu que, caso o Judiciário, em decisão definitiva, venha mesmo a impedir Maria do Carmo de tomar pose, a tendência é de que se mantenha, para as eleições que serão convocadas, a aliança de 12 partidos que ajudou a prefeita a ser reeleger para mais quatro anos, na eleição de outubro passado, quando obteve cerca de 15 mil votos de vantagem sobre o deputado federal Lira Maia (DEM).
“Se as novas eleições fosse, é claro que a tendência seria manter a aliança vitoriosa de 12 partidos. Várias lideranças compareceram à posse dos secretários, numa demonstração de que também estão unidos neste momento”, disse Tapajós.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Dra. Maria do Carmo perdeu o governo do Estado porque não sabia o valor de uma passagem de ônibus da capital e ficou 4 anos eperando que o governador Jatene fosse defenestrado pelo TSE, o que não aconteceu. Agora foi a vez dela ser defenestrada pelo mesmo TSE por não saber que não podia mas ser candidata apenas com afastamento temporário do MPE, pois foi mudado durante o seu primeiro mandato e como ela não queria perder a pensão polpuda de Promotora de Justiça ou mesmo de procuradora de Justiça colocou o povo de Santarém nessa posição e não adianta colocar o povo contra a Justiça porque a unica culpada é ela propria pelo o que ocorreu. Acho que ela é muito econômica na inteligência por isso que ela esta nessa situação que não vai se reverter porque ela quiz dar uma de muito esperta e se ferrou.