sábado, 12 de abril de 2008

Vice-reitor da UnB diz que não vai se afastar do cargo

Na FOLHA DE S.PAULO:

Terminou em impasse a reunião do órgão máximo da Universidade de Brasília que tratou ontem do afastamento do vice-reitor e dos decanos. O encontro do Conselho Universitário foi suspenso até quarta-feira, quando o tema volta à pauta.
O conselho se reuniu um dia após o afastamento do reitor da universidade, Timothy Mulholland, e no nono dia de invasão da reitoria da UnB. Ontem, aumentou a pressão de professores e alunos para que toda a atual gestão deixe os cargos.
Os estudantes prometem continuar com a invasão. O vice-reitor e reitor interino, Edgar Mamiya, disse, no entanto, que não pretende se afastar. "A opção de afastamento ou não é pessoal minha e do reitor."
O clima na universidade ficou tenso logo pela manhã, quando cerca de mil alunos se reuniram em ato pela saída de Mamiya, em dia de paralisação das aulas. Eles convocaram os alunos dentro das salas. Houve adesão expressiva. Um deles vestia-se como o personagem do filme "Borat".
Poucas horas depois, a reunião abriu espaço para o posicionamento de cada departamento da UnB, além de alunos e professores. Os departamentos expuseram opiniões divergentes sobre a permanência do vice-reitor. Prevaleceu, porém, a proposta de pedir o afastamento de toda a atual gestão.
O conselho não tem poder para destituir reitor, vice ou decanos. Pode, segundo o regimento interno, abrir procedimento administrativo e aprovar sugestão de afastamento.
Ao final da reunião, os estudantes perseguiram Mamiya até seu carro e, na confusão, um segurança acertou um soco nas costas do fotógrafo Edson Gês, do "Correio Braziliense".

Mais aqui.

Nenhum comentário: