quarta-feira, 30 de abril de 2008

Curso da UFPA é reprovado

No AMAZÔNIA:

O MEC (Ministério da Educação) anunciou ontem a lista de 17 cursos de medicina que devem ser supervisionados pela pasta porque tiveram má avaliação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado). Entre elas estão quatro instituições federais. O curso da Universidade Federal do Pará está na lista.
Ao todo, 103 cursos (particulares e públicos) foram avaliados. Os que apresentaram resultados insatisfatórios nos processos de avaliação terão de apresentar um diagnóstico sobre o desempenho, e medidas para resolver os problemas identificados.
O diagnóstico deve levar em conta medidas didático-pedagógicas, integração do curso com os sistemas local e regional de saúde, o perfil dos alunos, a oferta de vagas em 2008, infra-estrutura e produção científica.
As medidas propostas pelas instituições serão avaliadas pela Secretaria de Educação Superior do MEC. Se elas forem consideradas suficientes para corrigir as deficiências, o ministério e a instituição assinarão um 'termo de saneamento’’.
Caso as medidas propostas pela faculdade sejam consideradas insuficientes, a instituição poderá sofrer um processo administrativo com penalidades que incluem a desativação de cursos e habilitações, suspensão temporária de prerrogativas de autonomia e da abertura de processo seletivo de cursos de graduação ou cassação do reconhecimento de curso.
No caso das quatro universidades federais, o MEC fornecerá os recursos adicionais, e apurará a responsabilidade de seus dirigentes.
Entre todos os cursos avaliados, as únicas a obter nota máxima nos dois foram as federais do Rio Grande do Sul, de Goiás, de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de Santa Maria, do Piauí e de Mato Grosso.
UFPA - Em nota oficial sobre o Enade e o IDD, a Reitoria da UFPA afirma que, 'até o presente momento, não foi comunicada oficialmente sobre os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) - ambos aplicados pelo Ministério da Educação - que avaliaram 103 cursos de Medicina em todo o País'.

Mais aqui.

Nenhum comentário: