terça-feira, 29 de abril de 2008

Terceiro mandato para Lula tem apoio de 50,4%

Na FOLHA DE S.PAULO:

Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra que 50,4% dos entrevistados são favoráveis a um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa mostra que 45,4% dos entrevistados são contrários ao terceiro mandato e 4,3% não responderam.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o que aproxima os índices -embora o apoio ao terceiro mandato seja superior. A pergunta feita foi: "O sr. (a) é a favor ou contra a alteração na Constituição do país possibilitando que Lula se candidate à Presidência da República pela terceira vez consecutiva?"
"Tecnicamente, há um empate. Mas é muito expressivo o apoio ao terceiro mandato do presidente", disse o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes. A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 21 e 25 de abril, em 136 cidades de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas.
A defesa do terceiro mandato é conseqüência, segundo Guedes, da alta popularidade do governo e do próprio presidente.
A aprovação ao governo Lula chegou ao maior índice desde sua posse em 2003, com o apoio de 57,5%, diz a pesquisa.
Pesquisa Datafolha realizada em novembro de 2007 mostrou a rejeição de 65% dos eleitores ao terceiro mandato de Lula. Segundo o Datafolha, nem no Nordeste, onde Lula tem sua melhor avaliação, essa hipótese teria o apoio da maioria da população. Apenas 31% apoiariam uma mudança na lei.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse ontem querer que a pesquisa não tenha repercussão "vulcânica" no Congresso. "Só espero que não tenha uma repercussão vulcânica, que leve alguém a querer colocar em pauta [um projeto que permitiria um terceiro mandato]".
Quanto à avaliação do governo, a pesquisa CNT/Sensus aponta que 11,3% dos entrevistados rejeitam a gestão petista. O desempenho positivo do governo de 57,5% é o melhor levantado pela pesquisa desde que ela começou a ser realizada, em setembro de 1998.
O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade, atribui o alto índice de popularidade de Lula a crescimento da economia, geração de empregos e programas sociais. "Há também a boa movimentação do presidente, seu discurso popular do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]."
A pesquisa mostra que a avaliação pessoal de Lula também subiu de 66,8% em fevereiro para 69,3% em abril. Os índices de popularidade de Lula de abril só perdem para os de 2003 -cerca de 83% de aprovação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo jeito que vai a "carruagem", será melhor (e muito mais barato) empossar logo Lula III e estamos conversados.
Parafraseando aquele coronel dos anos de chumbo, "as favas com os escrúpulos", viva Lula III, imperador eterno-como-nunca-se-víu-neste-país!!
O ambiente, o palanque e o "circo" estão sendo preparados sob o olhar impávido-mesquinho-incompetente da oposição (?) faz-de-conta.