sábado, 20 de setembro de 2008

Pescarias no Tapajós, para matar saudades

O obidense Rider Nogueira de Brito, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ficou de desembarcar em Santarém na madrugada deste sábado.
De segunda a sexta-feira da próxima semana, estará num barco que o levará pelas brenhas dos rios Tapajós e Guajará, para exercer o hobby que mais gosta na vida: pescar.
Rider estará acompanhado de alguns amigos, entre eles o advogado Rodolfo Geller e o bancário aposentado Eros Bemerguy, seu velho parceiro de zagaiadas na região do Curuá-Una, na década de 70, quando o presidente do TST então residia em Santarém, como juiz do Trabalho então iniciante na carreira.
Zagaia, para quem não sabe, é uma espécie de arpão que o pescador, em pé na proa da canoa, deve lançar em direção ao peixe. À noite, é preciso que se fique com a zagaia numa das mãos e com uma lanterna especial na outra, para iluminar a água do rio.
Rider e Eros se especializaram em manejar a zagaia quando pescavam na região do Curuá-Una, nos bons tempos em que os peixes bamburravam e não havia as bombas que são criminosamente lançadas para matar os cardumes. Das pescarias, também participavam muitas vezes o professor e poeta Emir Bemerguy, o empresário André Teixeira e seu Sabá, que sabe tudo e alguma coisa mais de pescaria.
Pegavam tanto peixe que dava para encher a própria geladeira de cada um dos pescadores e distribuir aos amigos.
É verdade verdadeiríssima.
Não é história de pescadores, não.
O presidente do TST que o diga.

Nenhum comentário: