![]() |
Papa Francisco saúda fiéis após canonizações em Fátima, Portugal, em 2017 (Foto: Espaço Aberto) |
![]() |
Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde o Papa Francisco, por sua vontade, será sepultado no próximo sábado (26) (Fotos de 2011: Espaço Aberto) |
É um privilégio e uma bênção a oportunidade de ver um homem como Francisco pessoalmente.
Fiz a foto do alto, que registra o privilégio e a bênção divina que tive, de estar num mesmo espaço físico que Francisco.
Foi em 2017, precisamente no dia 13 de maio, em Fátima, Portugal, durante as cerimônias de canonização dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, os pastorinhos.
Mesmo vendo-o de longe, foi uma experiência comovente e espiritualmente enriquecedora sentir a energia que emanava de um homem que, como Papa, tentou – e, sim, conseguiu – observar uma simplicidade franciscana.
A morte de Francisco, nesta segunda-feira (21), também me fez lembrar que, em Roma, sua igreja preferida era a Basílica de Santa Maria Maggiore, que o Pontífice chegou a visitar mais de 100 vezes durante seu papado e onde, aliás, será sepultado. Foi construída durante o pontificado de Sisto III (432-440). Seus contornos arquitetônicos passam a ideia de que ela representava seu passado na antiga Roma imperial e também o seu futuro cristão.
O sepultamento fora dos portões do Vaticano, a pedido do próprio Papa, quebra uma tradição de mais de um século da Igreja Católica.
Santa Maria Maggiore, a maior igreja mariana de Roma, é um esplendor. Do piso ao teto. E agora, certamente, será um dos maiores centros de peregrinação de Roma, por guardar os restos mortais de mais um Papa, no caso, o oitavo.
Uma das vezes em que estive lá foi em 2011, quando fiz essas fotos.
É pena que essas lembranças me ocorram neste momento em que Francisco, ao fazer sua Páscoa para a Eternidade, nos deixa a sensação de um certo vazio, que espero ser momentâneo.
Mas é um bálsamo para a alma experimentarmos, ao mesmo tempo, a sensação de que as sementes de amor, tolerância, simplicidade e respeito às diferenças que ele plantou vão frutificar.
Precisamos acreditar que vão frutificar. E ajudar que frutifiquem.
Bendito Francisco!
Seja bendito, Francisco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário