quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

“Pode-se fazer o simples, mas ninguém faz nada”

A postagem Bandido mata procurador mereceu o seguinte comentário de um Anônimo:

Ninguém faz nada. Pode-se fazer o simples, mas ninguém faz nada.
Para assaltos naquela região, são geralmente usadas bicicletas ou motos.
É lógico que não podemos proibir o uso do meio de transporte, mas podemos restringir a sua utilização em hora e locais da cidade. Basta um pouquinho de boa vontade para ordenar que isso seja feito.
Por exemplo:
- não deixar bicicletas trafegar na contramão (mesmo porque é proibido pelo CBT) em tal ou tais locais e a partir das tantas horas...;
- não permitir que motocicleta circule com duas pessoas;
- não permitir que motos circulem sem placa ou com esta total ou parcialmente encoberta (é vedado pelo CBT);
Lembro-me que, certa vez, ao denunciar a PMs que ficavam no traiiler ao lado da Basílica de Nazaré que havia uma moto em frente a um colégio, com placa encoberta, disseram-me que isso era problema da CTBEL. É o que dá polícia mal treinada, mal paga e policial sem estudo suficiente para o cargo! A placa encoberta ou sem placa pode ser um ato preparatório para o delito, cujo plano, se verificado a tempo, poderia ser impedido. Nunca ouviram falar em tentativa de crime?
- fazer operações constantes de desarmamento; parece que há uma inércia das autoridades nesse sentido, que justificam a falta de dinheiro para fazer coisas simples.
E por favor, não venham com a desculpa de que o crime também é uma questão social, porque estamos cansados desse lenga-lenga. Se a porcaria foi feita por outros governos estúpidos, não nos interessa. Não fazer nada significa igualar-se a eles. O que queremos é segurança. Hoje e amanhã!
Outra coisa: policial tem que trabalhar 8 horas por dia como todo brasileiro e não como é feito hoje, dando-lhes espaço para fazer bicos.
Policial (civil ou militar também não pode ter empresa de segurança, porque vai tirar a tropa da rua para garantir que a violência aumente só para que a sua empresa seja contratada. Não esqueçam que eles vendem segurança. Isto não é óbvio e simples de evitar? Então, por que não o fazem?
Não é possível que não se possa contratar mais policiais, colocando-os em pontos estratégicos durante as 24 horas do dia. Será que está faltando autoridade para dar essa ordem?
Segurança é dever do Estado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Outra coisa: a sociedade precisa sentir a presença da polícia nas ruas. Presença policial constante inibe a criminalidade. O que se vê, hoje, é um policial ali, outro acolá, não é uma presença perceptível. Repito: a presença da polícia nas ruas de Belém NÃO É PERCEPTÍVEL.

A polícia precisa marcar presença, delimitar seu território em todas as ruas e bairros, pois esse é o jeito mais eficiente de dizer à bandidagem "ei, nós estamos aqui, não há espaço para bandidos nesta cidade". Não adianta falar que 5 mil PMs estão sendo contratados, é preciso AGIR e MOSTRAR PRESENÇA O TEMPO TODO! Não só após crimes consumados.

Anônimo disse...

Meu amigo, parece que não há autoridade para dar essa ordem.

Anônimo disse...

Parece que leram as sugestões do anônimo e apreenderam mais de 40 motocicletas ontem.
Viu como dá resultado? Basta colocar esse pessoal para trabalhar.... temos que sempre exigir deles resultados.
Parabéns pelas apreensões... espero que continuem porque 40 decerto é pouco.
Falta exigir que bicicleta não circule na contra-mão. Aliás, bicicleta circulando dessa forma deveria ser considerada atitude suspeita. Quando vemos um carros ou moto circular na contra-mão não ficamos logo sobressaltados? O mesmo se dá com o pedestre em relação à bicicleta.