sábado, 24 de janeiro de 2009

Performance de dança, fotografia e vídeo em cartaz em Belém

Inspirado no romance O Anatomista, de Frederico Andahazi, e na polaca Jóia Laura, que se destacou como a mulher mais desejada do bairro da Campina, em Belém, na década de 40, o Corredor Polonês Atelier Cultural apresentará a montagem de fotovideodança e performance na próxima sexta-feira, 30, às 19h, em frente ao Theatro da Paz, próximo à construção em colunas.
A apresentação está incluída no projeto Casa de Caboco de intervenções artísticas para o Fórum Social Mundial 2009.
A concepção idealizada por Bela do Lago, Pedro Olaia, Robinson Machado e Vanessa Hassegawa é um diálogo entre a personagem etérea do livro Mona Sofia que viveu na Itália no século XVI e Jóia Laura, ex-prostituta ainda viva que morou nas proximidades do Bordel Corredor Polonês, em 40, antes de o local se tornar atelier de arte no bairro da Campina.
A intervenção é realizada em dois momentos, o primeiro, fotovideodança, ocorreu a partir do ensaio fotográfico realizado no condomínio Vila Maria Zélia, em São Paulo, pelo fotógrafo Robinson Machado, a intérprete criadora Vanessa Hassegawa (que aparece na foto aí em cima, de Robinson Machado) e o editor Marcelo Paradella. O local serviu de laboratório de pesquisa por comportar edificações dos séculos XVIII e XIX, com arquitetura próxima ao período em que viveu a prostituta Mona Sofia.
Em diálogo com a personagem Sofia, o segundo momento será ao vivo em Belém, em frente ao Theatro da Paz. No local, Jóia Laura (personagem de Bela do Lago) entra em cena interagindo com o Bastião (violoncelo confeccionado a partir de sucata de orelhão público) e faz uma alusão do corpo como instrumento de trabalho. Dessa forma, a performance se desenrola diante da projeção de fotografia e do vídeo realizado em São Paulo, por Vanessa e Robinson.
Sob a trilha sonora editada de acordes suprimidos de violoncelo, e ação artística realizada por do Lago, estabelecem-se relações de domínio e submissão a partir de estudos sobre feminilidade e sexo estruturados a partir das linguagens de mestres das cênicas como Isadora Duncan, Antonin Artaud e Rudolf Laban.

-----------------------------------------

FICHA TÉCNICA

BELÉM

Coordenação: Arthur Leandro
Direção Artística e intérprete criadora: Bela do Lago
Trilha Sonora: Flora Purim com interferências de Bela do Lago
Figurino: Bela do Lago
Projeção de vídeo: Arthur Leandro

SÃO PAULO (SP)

Direção de Vídeo: Sabrina Flechtman
Direção Coreográfica: Renata Daibes
Figurino: Pessoal do Faroeste Cia de Teatro
Fotografia: Robinson Machado
Intérprete Criadora: Vanessa Hassegawa
Edição de Vídeo: Marcelo Paradella

Informações: http://amorveneris-sp-pa.blogspot.com/

Nenhum comentário: