sábado, 24 de janeiro de 2009

Festividades em louvor a São Braz têm início em Nazaré

No AMAZÔNIA:

Começaram as festividades na paróquia de Nazaré para comemorar o dia de São Braz, que é celebrado em 3 de fevereiro. As solenidades se iniciaram ontem, com a realização da missa e novena marcando o início do novenário que irá até o dia 31 deste mês. A procissão do padroeiro será dia 1º de fevereiro, com início às 8h. O santo partirá da Escola Benvinda de França Messias, na José Bonifácio, passando por diversas ruas e avenidas da cidade, até chegar à passagem Tapajós, na avenida Governador José Malcher, onde fica a paróquia de Nazaré, comunidade de São Braz. Em seguida será celebrada a Santa Missa, às 9h30. A programação segue no dia 2 de fevereiro, com o louvor às 19h. Também ocorrerá a Missa Solene, que será celebrada por d. Orani Tempesta, às 19h30, no dia 3 de fevereiro. No mesmo dia, só que mais cedo, será realizada a programação festiva, com a Tarde Alegre com São Brás, às 17h.
Celebrado no dia 3 de fevereiro, São Braz é conhecido como protetor da garganta. O título lhe foi concedido, pois ao se dirigir para o martírio, lhe foi apresentada uma mãe desesperada com seu filho, que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta. Diante desta situação, o santo curou milagrosamente a criança
São Braz nasceu na Armênia, no século III, foi médico e bispo em Sebaste. Como profissional na medicina, usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava em evangelizar os pacientes. Considerado padroeiro das doenças da garganta, nas cidades da Espanha e algumas do Brasil. A bênção das gargantas é feita da seguinte forma: duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a prece então é pronunciada. Ele também é padroeiro dos animais selvagens e dos Veterinários junto com Santo Egídio.

Nenhum comentário: