sábado, 24 de janeiro de 2009

Greenpeace ancora em Belém

No AMAZÔNIA:

A organização não-governamental Greenpeace recebe a partir de amanhã visitantes no navio Arctic Sunrise, ancorado no Armazém 3 da Estação das Docas, em Belém. Além de conhecer a embarcação, que já viajou por várias partes do mundo em campanhas de preservação ambiental, o público poderá participar das atividades educativas nas quatro tendas montadas na praça da escadinha da Estação. A programação faz parte da expedição 'Salvar o Planeta. É Agora ou Agora', que tem como foco divulgar as causas e consequências do aquecimento global provocado pelo desmatamento desenfreado. As visitas ocorrerem no horário de 10 às 17 horas, até o dia 1º de fevereiro. A entrada é franca.
O Brasil está entre os maiores poluidores do mundo. Os desmatamentos e o mau uso do solo com as queimadas são responsáveis por 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa. A destruição da Amazônia, segundo o Greenpeace, libera todos os anos mais de 800 milhões de toneladas de gás carbônico.
O Arctic Sunrise está no Brasil desde o dia 10 de janeiro, vindo da Holanda. Ele deverá percorrer sete cidades do País até 29 de março. A tripulação é composta por 14 ativistas de países como Alemanha, Brasil, Índia, Holanda, Estados Unidos, Argentina, Canadá e Nova Zelândia. O navio já esteve em Manaus (AM) e em Santarém, no Pará, onde lançou no último dia 15 um mapa comunitário feito pela população sobre os problemas sociais enfrentados pelos moradores.
A embarcação mais antiga do Greenpeace viajará ainda a Fortaleza (de 6 a 10 de fevereiro), Recife (de 13 a 20 de fevereiro), Salvador (5 a 11 de março), Rio de Janeiro (15 a 25 de março) e Santos (27 a 29 de março).
Os ativistas do Greenpeace participam também do Fórum Social Mundial de 28 a 31 de janeiro com palestras sobre diversos temas, incluindo pecuária na Amazônia, uso de energias renováveis e áreas de marinha protegidas.

Nenhum comentário: