Em O GLOBO:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai tratar com mais rigidez a prestação de contas dos candidatos para evitar fraudes na contabilidade. Uma das mudanças é um convênio firmado com o Banco Central, que vai pôr à disposição da Justiça Eleitoral o extrato eletrônico das contas abertas pelas candidaturas. Até as eleições passadas, as informações eram enviadas pelos comitês dos candidatos em recibos de papel. A nova resolução deve ser aprovada amanhã pelo TSE.
Para técnicos do TSE, os extratos de papel dão margem a falsificações. Com os dados em meio eletrônico, a análise das contas poderá ser feita com maior agilidade e precisão. Hoje, o exame da contabilidade das campanhas é um dos maiores problemas da Justiça Eleitoral.
Outra novidade é a possibilidade de os candidatos entregarem à Justiça Eleitoral as contas parciais pela internet. Além da prestação de contas após a campanha, os candidatos devem apresentar a primeira contabilidade prévia até 6 de agosto e a segunda prévia em 6 de setembro. Em vez de entregar o arquivo, os candidatos poderão baixar um programa na rede semelhante ao do Imposto de Renda. A vantagem é que os dados poderão ser divulgados na internet com mais rapidez.
Mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário