terça-feira, 3 de junho de 2008

Junho terá mais chuva

No AMAZÔNIA:

O mês de junho começou atípico em Belém. Os dias de clima quente, tradicionais nessa época do ano, foram substituído por chuvas intensas e fracas, alternadamente, nos dois primeiros dias do mês. Após 15 horas de chuva ininterruptas, o trânsito ficou lento e a cidade registrou vários pontos de alagamento. Hoje, de acordo com informações do 2º Distrito de Meteorologia, não será diferente. No período da tarde as chuvas vão continuar.
De acordo com José Raimundo Souza, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia no Pará, o mês de junho começou atípico em Belém e parte da região nordeste do Estado, com a ocorrência de chuvas fracas a moderadas nos dois primeiros dias. 'Amanhã (hoje) o dia não deve amanhecer chuvoso, mas pela parte da tarde vai voltar a chover', garante.
A chuva deve continuar durante toda a semana no período da tarde e noite. 'Não deve mais amanhecer chovendo como hoje (ontem)', diz. Mas até o final de semana, o sol deve aparecer e as chuvas tendem a diminuir. De qualquer forma, o índice pluviométrico dos dois últimos dias deve contribuir para aumentar a média histórica do mês de junho que é de 140 mililitros. 'Somente nesses dois dias, já temos entre 30 e 40 mililitros e devemos superar a média histórica desse período em 20%', afirma o coordenador.
O período atípico de chuva, afirma José Raimundo, é resultado da penetração de nuvens vindas do oceano Atlântico, sob influência do fenômeno 'La Niña'.
As chuvas dos últimos dois dias provocaram lentidão no trânsito e alguns pontos de alagamento, principalmente no bairro da Cremação. Em Ananindeua, um buraco na WE-73, do conjunto Guajará II, somado às cheias, que dificulta a visualização por parte de motoristas, acabou causando um acidente. O motorista Washington da Costa teve o seu veículo danificado ao cair no buraco durante a chuva. Ele registrou o caso na Seccional do Paar e promete entrar na Justiça contra a prefeitura do município, por perdas e danos. A Secretaria Municipal de Saneamento de Ananindeua informou que vai enviar um técnico ao local para averiguar a situação.

Nenhum comentário: