quarta-feira, 11 de junho de 2008

Duciomar sonha, PT marca seu arrasta-pé junino

* Partido não quer nem ouvir falar no prefeito
* Carreta com Cardoso candidato sai no dia 29
* “O prefeito de Belém está desesperado”
* Encontro no domingo discutirá tática eleitoral


O presidente municipal do PT em Belém, vereador Adalberto Aguiar, confirmou ontem à noite ao blog o que já dissera aqui, como todas as letras, em abril passado: não existe a menor, a mais remota, a mais longínqua, a mais distante possibilidade de o partido coligar-se com o PTB do doutor prefeito de Belém, Duciomar Costa.
Isso é tão verdade, segundo Adalberto, que duas datas já estão definidas no calendário petista: a primeira, 26 de junho. Neste dia, uma quinta-feira, os petistas farão o seu tradicional “Arrasta-Pé Vermelho”, festa junina em que vão rebolar no mesmo tom da candidatura do professor Mário Cardoso a prefeito de Belém. Na outra data, 29 de junho, os tucanos selarão definitivamente a candidatura própria, em convenção marcada para 8h às 12h. Depois disso, uma carreata percorrerá Belém anunciando que Cardoso, a partir daquele momento, é oficialmente o candidato petista à prefeitura.
Nos últimos dias, Duciomar tem-se movimentado em vários flancos. O doutor sonha acordado.
De um lado, tem sonhos com motivações tucanas. Não quer a seu lado o PSDB, mas quer porque quer que o PSDB lance candidatura própria para ser inviabilizada no primeiro turno. Com isso, o prefeito sonha com o partido se lançando aos seus braços na eventualidade de um segundo turno.
De outro lado, os sonhos do doutor têm motivações petistas. Duciomar, por meio de seus estrategistas eleitorais, insinua-se das formas mais sedutoras possíveis em direção à governadora Ana Júlia Carepa. A intenção é conquistar o apoio do PT logo no primeiro turno.
Este seria, em verdade, o sétimo céu – senão o oitavo e o nono – para o prefeito de Belém. Com um petista como vice em sua chapa, Duciomar teria a seu favor nada mais nada menos do que o calor da máquina estadual petista somando-se à máquina municipal. Um mais um são dois, que é igual – ou seria igual – a Duciomar biprefeito, a Duciomar reeleito.
Mas, entre aos sonhos de alcaide e suas articulações junto aos andares situados no topo da administração estadual existem mais obstáculos do que imagina a vã filosofia de Sua Excelência. Aliás, existe um obstáculo apenas, mas decisivo: o PT.
E o PT não quer ouvir falar em Duciomar. O PT se revira todo nas suas entranhas diante da simples cogitação de que possa a vir a coligar-se com o doutor. O PT considera o PTB em Belém uma carta absolutamente fora do baralho em qualquer composição possível.

“Ele está desesperado”
“Acho que esta especulação do prefeito de Belém [de se coligar com o PT] é fruto de seu desespero, de seu desequilíbrio. Ele está desesperado à procura de apoios. E nesse sentido é que tenta desestabilizar. Em Belém, não existe a menor possibilidade de o PT fazer uma aliança com o DEM, com o PSDB e com o PTB do Duciomar”, reafirma o vereador Adalberto Aguiar.
O presidente municipal menospreza, despreza, não dá a menor importância às articulações que Duciomar faz – ou pretende fazer – diretamente nos andares mais acima, junto à governadora Ana Júlia Carepa. “O governo do Estado é o governo do Estado. O partido é o partido. Uma coisa é a administração estadual, outra coisa é o PT”, define e resume o vereador Adalberto Aguiar.
O presidente petista insiste que, na condição de partido que se faz representar pelo governo federal e pelo governo do Pará, não teria o menor sentido o PT em Belém aliar-se por exemplo ao PMDB do ex-deputado José Priante, pré-candidato peemedebista ao governo do Estado já lançado pelo presidente regional da legenda, deputado Jader Barbalho. “E uma aliança que eventualmente tivesse o Priante como candidato a prefeito e um petista como vice, nós temos levantamento mostrando que os votos petistas não migrariam para o PMDB, mas para um partido de esquerda, como o PSTU, por exemplo”, diz Adalberto.

As opções de aliança
O PT municipal, acrescenta o vereador, já está em negociações para formar um amplo arco de alianças em Belém. “Estamos conversando com o PSB, com PCdoB, PPS, PV, PMN e PRP”, informou Adalberto, que inclusive falou ao blog, por telefone, em meio a uma reunião com a direção do PSB em Belém.
Em apoio à candidatura do ex-secretário Mário Cardoso, o PT de Belém, segundo seu presidente, está cumprindo rigorosamente o calendário que foi estabelecido há mais de um mês.
Nesta quarta-feira, por exemplo, a direção partidária vai se reunir na sede da CUT com todos os pré-candidatos a vereador. Na sexta e no sábado, haverá oficinas de nivelamento político com a militância, na sede do Sindicato dos Urbanitários. Para o domingo, está marcado o Encontro Municipal do PT em Belém, que vai discutir das 8h às 13h questões relacionadas a tática eleitoral.
E finalmente, no dia 26 deste mês, o Arrasta-Pé Vermelho, festa junina petista. Ainda não está certo se o prefeito Duciomar Costa será convidado.
Talvez o seja, mas como contra-regra. E isso já será muito.

Nenhum comentário: