terça-feira, 10 de junho de 2008

Congresso debate impactos das culturas de agroenergia

O Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA) da Repórter Brasil e a Frente Parlamentar da Terra promovem nesta terça, em Brasília, o debate “Os impactos das culturas de agroenergia”.
No evento, que conta com a participação de parlamentares e representantes do MST, da CPT, da Contag, da Fetraf e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o CMA apresentará os primeiros resultados do projeto “O Brasil dos Agrocombustíveis – Impactos das Lavouras sobre a Terra, o Meio e a Sociedade”, que inclui análises de problemas como trabalho escravo, expulsão de comunidades tradicionais e danos ao meio ambiente.
O objetivo do debate é contribuir para o aprofundamento da análise do tema Agroenergia a partir da avaliação do que ocorre no campo. A iniciativa parte do princípio de que a discussão de impactos neste momento é fundamental, uma vez que os efeitos dos agrocombustíveis sobre clima, alimentos e direitos humanos, além de normas ou certificações e suas implicações/efetividades, estão no topo da pauta nacional e internacional.
O evento também discutirá as políticas públicas do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), o posicionamento do governo brasileiro frente à questão e as perspectivas das organizações sociais que representam os diversos atores envolvidos na cadeia produtiva.

Com informações da Assessoria do evento

Nenhum comentário: