sexta-feira, 20 de junho de 2008

Após adiar CSS, Congresso tem "recesso branco" até fim do mês

Na FOLHA DE S.PAULO:

Após a votação tumultuada e inconclusa do projeto que cria a CSS (Contribuição Social para a Saúde), o Congresso decidiu entrar em "recesso branco" até o fim deste mês. Líderes do governo e da oposição alegaram dois motivos: as convenções partidárias para as eleições municipais e a realização das festas juninas no Nordeste.
"Todos os líderes concordaram [em não realizar votações na próxima semana]. Na semana que vem haverá convenções dos partidos e, no Nordeste, as festas de São João", disse o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
Questionado se a falta de sessões deliberativas por conta das festas juninas é ruim para a imagem do Congresso, Garibaldi afirmou que "não pega bem, mas também não pega mal, não". Do total de congressistas, 30% (178 deputados e senadores) são da bancada nordestina.
As festas na região também vão retardar, na Câmara, a conclusão da votação da CSS, a nova versão da CPMF, com alíquota de 0,1% e cobrança a partir de 2009. O líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), disse que a base do governo não quer correr mais riscos e ver aprovada a única proposta de modificação ainda por ser votada -a que acaba com a base de cálculo do novo tributo.
"Vamos votar o mais rápido possível, mas com responsabilidade. O mais provável é votarmos dentro de duas semanas porque a semana que vem o quórum deve ser baixo. Queremos uma solução estrutural. Não vamos nos antecipar."

Mais aqui.

Nenhum comentário: