terça-feira, 22 de abril de 2008

Lula é o sexto presidente mais popular da América

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um governo aprovado por 55% dos brasileiros, é o sexto presidente mais popular da América, segundo o instituto de pesquisas mexicano Consulta Mitofsky.
De acordo com a sondagem, o chefe de Estado mais popular da região é o colombiano Álvaro Uribe, cuja gestão - 68 meses depois da posse e 50 dias desde o ataque a um acampamento de rebeldes no Equador -, tem o apoio de 84% população.
Em segundo e terceiro no mesmo ranking aparecem, respectivamente, os presidentes do Equador, Rafael Correa, com 62% de aprovação, e o mexicano Felipe Calderón, com 61% de popularidade.
Na frente de Lula, também se encontram o chefe de Estado de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e o boliviano Evo Morales (56%).
Já o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aparece em oitavo, com 51% de aprovação.
Apoiados por menos da metade da população de seus países, se destacam no ranking a argentina Cristina Fernández de Kirchner (11º/47%), a chilena Michelle Bachelet (12º/46%) e o uruguaio Tabaré Vázquez (13º/45%).
Já o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é o 16º da lista, com 30% de popularidade, enquanto a 19ª e última posição ficou com o paraguaio Nicanor Duarte, aprovado por apenas 5% da população do país.
Os números divulgados pelo instituto Consulta Mitofsky se referem a pesquisas feitas nos meses de março e abril por institutos de pesquisas locais ou internacionais.
No Brasil, o instituto Consulta Mitofsky se baseou na pesquisa do Datafolha, realizada em março, que revelou uma aprovação de 55% da população ao governo.
A aprovação de Lula é a maior em seus cinco anos e três meses de governo, atingindo índice que supera com folga o obtido por todos os seus antecessores desde Fernando Collor (1990-1992).

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: